PF investiga venda irregular de eletrônicos do Paraguai e Justiça bloqueia R$ 1 milhão de suspeitos

A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira, 17 de setembro, medidas contra um esquema suspeito de trazer eletrônicos do Paraguai para venda em Campo Grande sem o pagamento dos impostos exigidos. A Justiça também determinou o bloqueio de bens e valores de duas pessoas e duas empresas, até o limite de R$ 1 milhão.

Segundo a PF, os produtos eram anunciados em redes sociais e aplicativos de mensagens, usados para divulgar as mercadorias, receber pedidos, encontrar clientes e fechar as vendas. A investigação aponta que havia divisão de tarefas entre pessoas responsáveis pela compra, financiamento, transporte, divulgação e comercialização dos eletrônicos.

Para levar as mercadorias do Paraguai até Campo Grande, o grupo também utilizava transportadores, conforme os elementos reunidos durante a investigação. A suspeita é de que os produtos entravam no país sem passar pelos procedimentos legais de importação e sem o recolhimento dos tributos devidos.

As medidas fazem parte da Operação Descaminho II, que surgiu a partir do aprofundamento de uma investigação anterior da Polícia Federal. Com o avanço das apurações, os investigadores identificaram uma atividade organizada para manter a compra e a venda dos produtos estrangeiros.

A Polícia Federal informou que as investigações continuam para esclarecer a participação dos envolvidos e verificar se outras pessoas também faziam parte do esquema.

PUBLICIDADE

Veja também