Iunes nomeia mais 96 comissionados e número chega a 250 em três dias de mandato

Paço_municipal
  • Autor do post:
  • Post publicado:7 de janeiro de 2021

Corumbá (MS)- Em continuidade aos atos de nomear servidores para atuar dentro das secretarias e fundações do poder executivo, a prefeitura de Corumbá publicou na edição desta quarta-feira (6), do Diário Oficial, mais um grupo de 96 seletos escolhidos para exercer funções em cargos de comissão.

As nomeações já somam 250 em apenas três dias de mandato e contrasta com o discurso de um suposto “novo modelo administrativo” anunciado pelo prefeito reeleito Marcelo Iunes, no final do ano passado quando publicou a exoneração de 300 servidores comissionados em um único dia.

Nomeações dia 04.01
Nomeações dia 05.01
Nomeações dia 06.01

Contratações em Larga Escala

As nomeações em larga escala já chegaram a custar aos contribuintes corumbaenses, mais de R$ 34 milhões de reais ao ano, durante o primeiro mandato do atual prefeito. O “auge” dos gastos com os cerca de 600 servidores comissionados foi observado no mês de fevereiro de 2020, quando em um único mês, a população desembolsou mais de R4 3 milhões de reais para o pagamento do grupo de comissionados de Iunes.

Briga na Justiça

A saga por manter seus apadrinhados custeados com recursos públicos dentro da estrutura municipal, virou caso de justiça. Somente em 2020, pelo menos três ações foram voltadas para o tema e a primeira decisão desfavorável ao prefeito ocorreu em julho de 2020, quando uma liminar concedida pela Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos da Comarca de Corumbá, suspendeu imediatamente a Lei Complementar Municipal n. 260/2020 (publicada no DO n. 1.911, de 12/05/2020, pág. 1; b que regulamentava a criação em plena pandemia de 41 novos cargos comissionados.

Ainda em junho, o Ministério Público Estadual abriu inquérito civil, para apurar supostas irregularidades na nomeação de pessoas que ocupam cargos comissionados na prefeitura de Corumbá, que estariam exercendo atribuições de chefia, direção e assessoramento, em desconformidade com o que estabelece a Constituição Federal.

Máquina de emprego

Desde que assumiu o comando da prefeitura de Corumbá em novembro de 2017, o atual prefeito Marcelo Iunes, vem recebendo críticas quanto ao número excessivo de nomeações em cargos de comissão.

O entusiasmo em empregar comissionados chamou a atenção do Ministério Público Estadual que abriu inquérito civil, para apurar supostas irregularidades na nomeação de pessoas que ocupam cargos comissionados na prefeitura de Corumbá, que estariam exercendo atribuições de chefia, direção e assessoramento, em desconformidade com o que estabelece a Constituição Federal.

A verdadeira máquina de empregos que se instalou na prefeitura rendeu ao chefe do executivo o recorde de nomeações registradas na história da cidade com 613 comissionados em abril de 2020. O custo para população somente com os nomeados de Iunes, chegou a superar a casa dos R$ 3 milhões de reais, em meio a uma crise e instabilidade financeira que se instalou sobre estados e municípios em todo Brasil.

3 MI
evolucao comissionados