Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento Voy

news 188920 1782495063

A Anvisa proibiu nesta sexta-feira (26) o funcionamento da plataforma Voy, apontada como serviço de consulta online e entrega de medicamento voltado a tratamentos para obesidade.

A decisão, publicada no Diário Oficial da União, determina a interrupção da oferta e da divulgação dos serviços da empresa responsável, a Revia Gestão de Negócios Ltda., por atuar sem o registro exigido para software médico e sem autorização como farmácia ou drogaria.

Conforme a Anvisa, “Plataformas que realizam a indicação de medicamentos e de suas dosagens se enquadram na categoria de software médico. Além disso, a empresa não está regularizada como farmácia ou drogaria e por isso não pode comercializar medicamentos de qualquer natureza”

O ato administrativo impede a Voy de continuar a disponibilizar avaliações e tratamentos personalizados por meio da plataforma, medida que, segundo a agência, decorre da ausência de autorização de funcionamento para esse tipo de atividade por parte da Revia Gestão de Negócios Ltda.

Em paralelo à proibição, a agência sanitária advertiu sobre os riscos de aquisição de medicamentos fora do circuito regular de farmácias e drogarias autorizadas, ressaltando que medicamentos adquiridos fora de farmácias e drogarias que funcionem de forma irregular não têm qualquer garantia de origem, composição e qualidade.

Em contato com a reportagem, a empresa responsável informou que acompanha a medida e que irá avaliar seu desdobramento antes de se manifestar publicamente.

“Estamos cientes da notícia divulgada e ela já está sendo acompanhada de perto pela nossa equipe responsável. Neste momento, estamos avaliando internamente os desdobramentos para dar um posicionamento em breve.”

O registro no Diário Oficial formalizou a proibição e marca o bloqueio das atividades da plataforma enquanto a situação regulatória não for regularizada junto à Anvisa e aos órgãos competentes.

PUBLICIDADE


andorinha

Veja também