Corumbá (MS)- Após a decisão da justiça dar provimento a ação do Ministério Público Estadual em processo de improbidade administrativa por ato de Nepotismo praticado pelo prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, o chefe do executivo municipal exonerou em cumprimento a decisão judicial, o concunhado e o irmão que exerciam cargos comissionados.
As exonerações foram publicadas na edição desta segunda-feira (7), do Diário Oficial do Município, e publicada nesta tarde.
Na parte de “Atos do Prefeito”, consta a exoneração do irmão de Iunes, Eduardo Aguilar Iunes que ocupava o cargo de Presidente da Junta Administrativa da Santa Casa de Corumbá que entra em vigor na data da publicação, mas com efeitos apenas a partir do dia 09 (quarta-feira).
Eduardo Iunes é servidor concursado do município, mas estava em cargo comissionado com salário de R$ 17.644,30.
Já o concunhado de Iunes, Eduardo Alencar Batista, constava como Assessor-Executivo com salário de R$ 6.360,00.
As exonerações só foram efetivadas após uma ordem para cumprimento da notificação emitida pela Juiza Luiza Sá Figueiredo no dia 03 de Dezembro. A notificação informava o prazo de 72 horas para o cumprimento da decisão que já havia sido proferida em novembro de 2020.
Em defesa da família
Apesar de acatar a ordem judicial, o município chegou a defender a permanência dos familiares do prefeito no cargo sob a alegação de que a manutenção dos mesmos não estaria qualificada dentro das normativas que pudessem ser classificadas como nepotismo.
A decisão da justiça, no entanto, acatou ao pedido do Ministério Público Estadual no processo em que Marcelo Iunes foi denunciado por nepotismo e deferiu o afastamento de seus parentes dos cargos comissionados.
Novo Administrador
O diário Oficial traz ainda a nomeação de um novo presidente para Junta Interventora que administra a Santa Casa de Corumbá. O nome escolhido para substituir Eduardo Aguilar Iunes é do Assessor Especial.