Fogo destrói ninho do Tuiuiú, um dos símbolos do turismo no Pantanal

Você está visualizando atualmente Fogo destrói ninho do Tuiuiú, um dos símbolos do turismo no Pantanal
Foto: Divulgação PRF
  • Autor do post:
  • Post publicado:28 de setembro de 2020

As queimadas que afetam o Pantanal continuam a deixar um rastro de destruição. Desta vez, um dos pontos turísticos mais visitados da região e símbolo do Pantanal, foi completamente destruído pelas chamas.

O famoso Ninho do Tuiuiú, localizado às margens da Rodovia BR-262 que corta o Pantanal, não resistiu ao fogo que atingiu a região neste domingo (27). As chamas que ardiam na vegetação às margens da BR-262, provocaram ainda a interdição da pista por mais de 5 horas devido a baixa visibilidade provocada pela fumaça.

A Piúva que sustenta o ninho e é tombada como patrimônio imaterial do município de Corumbá desde 2011 por meio de um decreto, não foi totalmente atingida pelo fogo, mas o ponto que sustentava o ninho não resistiu a queimada deste final de semana.

Não há, até o momento, informações sobre as aves que usavam o local como ponto de reprodução.

A queima foi constatada por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal durante patrulhamento na via para verificar as condições de tráfego justamente em decorrência da grande quantidade de fumaça gerada pelas queimadas que afetaram neste domingo, o trecho entre o Buraco das Piranhas e a Ponte sobre o Rio Paraguai.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular