Mato Grosso do Sul registra forte queda nos índices de roubo e furto em 2025
Ações estratégicas e investimentos em efetivo e infraestrutura garantem redução de 1,6% nos furtos e resultados expressivos na Capital.
Mato Grosso do Sul apresentou uma significativa queda nos índices de criminalidade ao longo de 2025, impulsionada pelos investimentos do Governo do Estado em segurança pública. De acordo com a Coordenadoria de Estatística da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o total de roubos registrados no período de janeiro a dezembro de 2025 foi de 2.631, uma redução de 15,9% quando comparado às 3.130 ocorrências contabilizadas em 2024.
A modalidade de roubo seguido de morte registrou a maior retração percentual, caindo 23,5%. Outros tipos de roubo também tiveram quedas expressivas, como o roubo ao comércio, que recuou 21,3%, e o roubo em via urbana, com diminuição de 17,4%. O roubo de veículo apresentou uma variação negativa de 11,5%, enquanto o roubo em residência caiu 8,9%.
Os crimes de furto seguiram a tendência de queda no Estado. Em 2025, foram registradas 32.739 ocorrências, um número menor que os 33.265 registros de 2024, resultando em uma redução de 1,6%. O furto de veículo foi o destaque entre as modalidades, com queda de 17,2%, seguido pelo furto em residência, que retraiu 1,2%.
A Capital, Campo Grande, também demonstrou resultados consistentes. A cidade registrou uma redução de 20,7% nos crimes de roubo. O roubo em via urbana, por exemplo, caiu de 1.553 registros em 2024 para 1.196 em 2025, o que representa uma diminuição de 23,1%. Além disso, o roubo ao comércio recuou 19,5%, o roubo de veículos teve queda de 14,8%, e o roubo em residência apresentou redução de 11,1%.
Embora o total de furtos na Capital tenha registrado uma leve variação positiva de 0,3%, o furto de veículos na cidade apresentou uma queda expressiva de 22,1%. O delegado Francis Flávio Araújo Tadano Freire, titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (Defurv), atribuiu a diminuição dos índices à ação estratégica da unidade contra o crime organizado.
O delegado Francis Flávio Araújo Tadano Freire destacou o foco no combate às organizações criminosas. “Os resultados também se devem à atuação da DEFURV no enfrentamento às quadrilhas interestaduais, especialmente aquelas voltadas ao furto de caminhonetes e à adulteração de veículos com uso de placas falsas para dar aparência de legalidade, como identificado na Operação Placa Fria”.
O coronel Emerson de Almeida Vicente, comandante do Policiamento Metropolitano, ressaltou que a efetividade das estratégias de segurança foi comprovada pelos números. “Campo Grande registra queda consistente nos índices de roubos e furtos, resultado direto de um trabalho integrado, planejado e fortalecido por investimentos estratégicos do Governo do Estado, sob a liderança do governador Eduardo Riedel. A conclusão do curso de formação, em agosto de 2025, reforçou significativamente nossa capacidade operacional”.
O comandante explicou que, ao longo de 2025, houve um planejamento rigoroso de ações preventivas e ostensivas, incluindo a ampliação da setorização da Capital de 38 para 50 setores. Essa medida garantiu uma melhor distribuição do efetivo, respostas mais rápidas às ocorrências e maior presença policial junto à comunidade.
Além da formatura de 427 novos soldados da Polícia Militar em 2025, o Governo do Estado investiu na recomposição do efetivo de outras forças. Foi realizado o concurso público da Polícia Civil, que deverá incorporar 400 novos agentes às delegacias, e o processo seletivo do Corpo de Bombeiros Militar, que adicionou 250 novos servidores à segurança pública.
Os investimentos também abrangeram a infraestrutura policial, como a construção do novo prédio da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Centro, em Campo Grande. A obra, que está sendo executada pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) com investimento de R$ 6.120.731,80, atingiu 24,61% de execução e visa proporcionar melhores condições de trabalho e atendimento à população.
Em exercício, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Ary Carlos Barbosa, enfatizou que a integração entre as forças de segurança é um fator fundamental para os resultados positivos. “Os resultados apresentados são reflexo de uma política pública consistente, baseada em planejamento, integração entre as forças de segurança e investimentos contínuos em pessoal, tecnologia e infraestrutura. O Governo do Estado tem priorizado a segurança pública de forma estratégica, e esses indicadores demonstram que estamos avançando na proteção da população sul-mato-grossense, com ações eficazes tanto na prevenção quanto no combate qualificado à criminalidade”.

