Sucuri é registrada no Pantanal capturando urubu durante passeio de observação

Sucuri é registrada no Pantanal capturando urubu; guia da Onçafari acompanhou e compartilhou imagens do momento.
  • Autor do post:
  • Post publicado:5 de setembro de 2025

Durante um passeio de observação no Pantanal sul-mato-grossense, a guia e fotógrafa da ONG Onçafari, Giovanna Leite, registrou uma cena incomum, ao registrar imagens de uma sucuri capturando e arrastando um urubu para uma área alagada. O fato, ocorrido na quinta-feira (4), foi compartilhado por ela em suas redes sociais e marcou seu primeiro avistamento da espécie em 2025.

Giovanna relatou que, ao avistar uma ave caída com uma das asas virada para cima, utilizou o binóculo e percebeu que se tratava de uma sucuri enrolada no urubu.

Simplesmente uma das coisas mais doidas que já vi. Meu primeiro avistamento de sucuri do ano foi um dos mais insanos que eu poderia presenciar”, escreveu.

A equipe acompanhou todo o processo de predação, observando a estratégia do animal.

 “Chegamos mais perto e ficamos observando todo o processo dela, a estratégia. Ela estava toda enrolada no urubu e logo começou a levá-lo para a água. Foi realmente surreal!”, contou a bióloga, que acredita que o bote tenha ocorrido no momento em que a ave pousou para beber água.

Sucuri

As sucuris não possuem veneno e caçam por constrição, envolvendo-se ao redor da presa até imobilizá-la antes de engolir. Apesar do tamanho e da força, não costumam atacar seres humanos, evitando contato sempre que possível e reagindo apenas quando se sentem ameaçadas.

Em caso de encontro com o animal na natureza, a orientação é manter distância e observá-lo com cautela. Já em áreas urbanas, a recomendação é acionar a Polícia Militar Ambiental (PMA), responsável pela captura e devolução da espécie ao habitat natural. O telefone para contato é (67) 9 9984-5013.

📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram