Semana começa com instabilidade e risco de tempestades em Mato Grosso do Sul

Inmet alerta para risco de tempestade com queda de granizo e ventos fortes em MS nesta segunda-feira
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de agosto de 2025


A segunda-feira começou com tempo instável em diversas regiões de Mato Grosso do Sul, cenário que deve se manter ao longo do dia com a chegada de uma frente fria. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para chuvas intensas, ventos entre 40 e 60 km/h e eventual queda de granizo até as 23h59 desta segunda-feira (4).

O aviso cobre mais de 50 municípios do Estado, entre eles Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã, Iguatemi e Dourados. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), a instabilidade resulta da combinação entre a frente fria, áreas de baixa pressão e a entrada de ar quente e úmido que favorece a formação de nuvens carregadas.

As regiões sul, sudoeste e sudeste devem registrar os maiores volumes de precipitação, podendo superar os 30 milímetros em um período de 24 horas. Além da chuva, a mudança nas condições atmosféricas deve influenciar as temperaturas, com quedas mais acentuadas nas manhãs ao longo da semana.

Em Campo Grande, a previsão para esta segunda-feira indica mínima de 16°C e máxima de 30°C. Em Dourados, os termômetros podem marcar entre 14°C e 28°C. Os ventos também devem ganhar força em vários pontos do Estado, podendo ultrapassar os 60 km/h em áreas isoladas.

A recomendação dos órgãos meteorológicos é de atenção redobrada para possíveis transtornos, especialmente em áreas suscetíveis a alagamentos ou com histórico de queda de árvores durante ventanias.

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram