Fraudes em concursos públicos são alvo de operação policial

fraudes em concursos públicos
  • Autor do post:
  • Post publicado:27 de maio de 2025

A Polícia Civil investiga suspeitas de fraudes em concursos públicos realizados em vários estados do país. Na ação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Paraná.

A investigação aponta que duas empresas de Mato Grosso do Sul, pertencentes à mesma família, organizaram concursos sob suspeita de manipulação, comprometendo a imparcialidade dos certames e pode ter prejudicado candidatos que participaram regularmente.

Outro indício identificado no levantamento policial foi a semelhança entre provas aplicadas por essas empresas. Muitas questões eram idênticas, levantando suspeitas sobre compartilhamento de banco de dados.

Origem da investigação

As apurações começaram após uma denúncia da Unidade de Controle Interno do Município de Ribeirão Cascalheira sobre um concurso realizado pela Prefeitura Municipal. Entre as falhas apontadas estavam curto prazo para a execução das provas, contratação por dispensa de licitação e suspeita de favorecimento de candidatos ligados ao poder público municipal.

Casos semelhantes foram identificados anteriormente. Em 2020, um episódio em Caiapônia (GO) envolveu uma tentativa de influência na licitação, com oferta financeira para que concorrentes desistissem. Já em 2021, um concurso realizado em Gaúcha do Norte (MT) teve problemas na aplicação das provas, levantando dúvidas sobre sua validade.

Delegado destaca falhas no processo

O delegado responsável pelo caso, Diogo Jobane Neto, de Ribeirão Cascalheira, afirma que as diligências foram necessárias para esclarecer irregularidades constatadas durante a investigação.

A empresa não comprovou sua capacidade técnica para conduzir concursos públicos e também não apresentou informações sobre quem seriam os profissionais responsáveis pela elaboração e aplicação das provas. Além disso, a ausência de uma banca examinadora reconhecida e de registros de empregados comprometeu a credibilidade do certame”, disse.

A investigação continua para apurar eventuais prejuízos aos candidatos e definir responsabilidades no caso.

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram

arte whats2 fraudes em concursos