Corumbá (MS)- A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta quarta-feira (1), o registro de mais dois casos suspeitos de contaminação pelo Coronavírus em Corumbá. Segundo o município, os casos foram registrados na tarde desta terça-feira (31), e os pacientes que não tiveram idade nem sexo divulgados, permanecem em isolamento domiciliar, conforme preconiza o protocolo do Ministério da Saúde.
Os exames foram enviados para o Laboratório Central (LACEN) em Campo Grande e os resultados devem ser divulgados em 48 horas.
Devido à mudança do protocolo do Ministério da Saúde o Laboratório Central do Estado testou todos os pacientes que estavam e que permanecem internados por Síndrome Respiratória Grave, e os pacientes que apresentem sintomas de Síndrome Gripal. A ação visa identificar se o vírus está circulando no Município.
O município reitera a importância da população permanecer em alerta, não esquecendo de todas as medidas de prevenção necessárias como: como lavar as mãos, usar álcool gel, sair de casa somente quando necessário, respeitar o toque de recolher e as demais medidas publicadas nos decretos municipais.
Todas as pessoas que retornarem de viagem, até mesmo de Campo Grande, deverão permanecer em isolamento domiciliar por 7 (sete) dias, mesmo que não apresente qualquer sintoma relacionado ao COVID-19.
A Secretaria de Saúde adverte a população para que caso apresentem sintomas leves como coriza e tosse, devem permaneçam em casa, mas se houver febre persistente, e falta de ar procurar imediatamente a rede de atendimento. A medida visa evitar a transmissão, que a pessoa contamine, ou seja, contaminado pelo Novo Coronavírus (caso não esteja infectado) ou por outros vírus circulantes como Influenza A H1N1.