Onça-pintada que atacou homem no Pantanal está debilitada e sob cuidados no CRAS

onça-pintada
  • Autor do post:
  • Post publicado:25 de abril de 2025

O felino capturado depois do ataque que matou Jorge Ávalo, de 60 anos, no Pantanal, está recebendo atendimento no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande. Segundo a equipe veterinária, trata-se de uma onça-pintada macho, com aproximadamente 9 anos e pesando 94 quilos — abaixo do considerado ideal.

Exames feitos após a chegada do animal, apontaram desidratação e alterações no fígado, rins e sistema digestivo. Para completar o diagnóstico, os profissionais ainda aguardam os resultados de raio-X, ultrassom e hemograma. A avaliação inicial foi feita no dia 24, e iniciou logo após a captura do animal.

Segundo o boletim divulgado nesta sexta-feira (25), o animal precisou ser anestesiado para os exames. Depois disso, passou a noite consciente, sem episódios de vômito ou regurgitação. Apesar do quadro debilitado, os sinais apresentados foram considerados estáveis.

A onça segue em um recinto adaptado com grades, segundo o governo do Estado. A estrutura atual foi reformada após casos antigos de fuga, como o que ocorreu em 2010, quando uma onça jovem escapou duas vezes do CRAS: uma cavando e rompendo grades, outra danificando a solda do espaço.

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram

arte whats2 onça-pintada