Dia das Mães deve movimentar R$ 448 milhões em MS, mesmo com retração

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  • Post publicado:25 de abril de 2025

O Dia das Mães vai injetar R$ 448,3 milhões na economia de Mato Grosso do Sul nas comemorações de 2025. É o que aponta a pesquisa do Sebrae/MS em parceria com o IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS). A estimativa é vista com otimismo pelo setor do comércio, apesar dos números apontarem uma queda de 5% na intenção de consumo em relação a 2024.

Apesar de já aguardarem um consumo mais moderado, o valor ainda representa um forte impacto no comércio, com R$ 245,6 milhões voltados à compra de presentes e outros R$ 202,6 milhões reservados para comemorações como gastos com alimentação e passeios.

Os dados divulgados nesta quinta-feira, 24 de abril, mostra ainda um aumento no número de pessoas que irão às compras de presentes. Em 2025, 75,93% dos entrevistados afirmaram que vão comprar presentes para as mães, número maior do que os 71,16% registrado em 2024. O gasto médio com presentes ficou estimado em R$ 217.

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Para o Sebrae, esse comportamento reforça a necessidade de um bom planejamento por parte dos empresários. “As informações da pesquisa ajudam a definir estratégias de venda e atendimento, considerando, canais, produtos, promoções e formas de pagamento”, explicou Paulo Maciel, analista técnico da entidade.

Já a economista Regiane Dedé de Oliveira, do IPF-MS, destaca a importância da data para o varejo: “Mesmo com maior cautela nos gastos, o Dia das Mães continua sendo um momento que os consumidores fazem questão de celebrar. Para os lojistas, isso significa apostar em divulgação eficiente, variedade de canais e fidelização dos clientes”, orienta.

Calçados lideram o ranking dos presentes mais mencionados, com 24% da preferência, seguidos por bolsas/acessórios (23%) e perfumes/cosméticos (23%). A qualidade dos produtos segue como critério decisivo para 77% dos consumidores.

Na hora de comprar, o comércio presencial ainda prevalece: 66% pretendem ir às lojas físicas, sendo o centro das cidades o principal destino de 80% dos consumidores. Os shoppings aparecem com 13% de intenção, enquanto o comércio eletrônico continua em alta, com 30% das menções, sinalizando crescimento da busca por comodidade.

A forma de pagamento também é um fator relevante. Desconto à vista é citado como atrativo por 74% dos consumidores, e 30% afirmam que irão parcelar no cartão de crédito. Essa flexibilidade pode ser decisiva na hora da escolha.

Mais da metade dos entrevistados também devem celebrar o dia com algum tipo de comemoração.  Cerca de 68% se mostraram dispostos a gastar uma média R$ 221 reais. A principal escolha é o tradicional almoço em família, escolha de 57% dos entrevistados, seguido por passeios em shoppings e restaurantes (18%).

A pesquisa foi realizada entre 1º e 8 de abril em oito municípios sul-mato-grossenses: Bonito, Campo Grande, Corumbá, Ladário, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.

Confira aqui os dados completos da pesquisa por cidades

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