Pix terá novas funções com parcelamento, garantias e devolução por golpe

pix anuncia novas funcionalidades
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de abril de 2025

O Banco Central detalhou nesta quinta-feira (3) as novas funcionalidades do Pix, sistema de transferências instantâneas que está em operação desde novembro de 2020.

As mudanças, que incluem parcelamento de pagamentos, uso como garantia de crédito e facilitação de devoluções em caso de golpe, foram apresentadas durante evento em comemoração aos 60 anos da instituição.

🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣

Parcelamento direto pelo Pix chega em setembro

Uma das novidades mais aguardadas é o Pix Parcelado, previsto para ser lançado em setembro. A nova opção permitirá ao pagador dividir um valor em parcelas, enquanto o recebedor recebe o montante integral imediatamente.

pix 2 Pix

De acordo com nota do Banco Central, o objetivo é ampliar o uso do sistema em compras de maior valor, especialmente no varejo. A autoridade monetária destacou que a funcionalidade poderá beneficiar consumidores que não têm acesso a outras modalidades de crédito.

A ferramenta estará disponível para qualquer tipo de operação via Pix, incluindo transferências entre pessoas físicas.

Pix em Garantia será voltado para empresas

Outra funcionalidade anunciada foi o Pix em Garantia, que possibilitará o uso de valores futuros a receber como garantia em operações de crédito. Segundo o BC, a medida tem como foco empresas e estabelecimentos comerciais, com a intenção de reduzir o custo do crédito para esses públicos.

Por se tratar de uma tecnologia mais complexa, o Pix em Garantia ainda está em desenvolvimento e deve ser implementado apenas em 2026. O Banco Central esclareceu que o funcionamento tradicional do Pix para pessoas físicas não será alterado com a introdução dessa nova função.

Recurso facilitará contestação de fraudes e erros

O Banco Central também confirmou a criação de um canal de autoatendimento no Mecanismo Especial de Devolução (MED), exclusivo para situações que envolvem fraudes, golpes ou outros crimes digitais.

Pix anuncia novas funcionalidades

A funcionalidade permitirá que os usuários solicitem a devolução de valores de forma digital, diretamente pelo aplicativo bancário, sem precisar entrar em contato com o atendimento da instituição. Essa etapa do MED será obrigatória a partir de 1º de outubro.

Além das fraudes, o canal também permitirá a contestação em casos de envio para a chave errada por digitação incorreta ou desacordos comerciais, desde que envolvendo terceiros de boa-fé. O usuário poderá acompanhar o status do pedido de devolução pelo próprio aplicativo.

O objetivo da medida é agilizar os pedidos e ampliar as chances de recuperação dos valores antes que sejam movimentados pelo fraudador”, informou o Banco Central.

Novo layout para comprovantes evita fraudes

Desde o dia 1º de abril, os comprovantes de agendamento de Pix passaram a incluir o termo “Agendamento Pix” e um ícone no formato de relógio com calendário. Já os comprovantes de transações concluídas exibem um ícone de check (✓).

A mudança, de acordo com o BC, visa combater o golpe do falso comprovante, que frequentemente confunde quem vende produtos ou serviços online. Todos os bancos devem seguir essa padronização.