Mais três casos de coronavírus foram confirmados na Bolívia, informou o ministro da Saúde, Aníbal Cruz, nesta quinta-feira de manhã. Com esses pacientes, o número de pacientes com Covid-19 aumenta para 15.
As novas infecções foram confirmadas em La Paz, Cochabamba e Oruro; todos estão sendo atendidos em suas casas, informou a autoridade, detalhando que cada uma dessas pessoas é estável e é assistida por pessoal especializado.
Antes, os positivos para o novo vírus eram confirmados em Santa Cruz (4); havia sete na capital de Oruro e havia apenas um na cidade do vale.
Primeiro caso em La Paz
Paciente de 31 anos, chegou de Madri, parou na Colômbia e chegou ao aeroporto de El Alto. Ele está atualmente em isolamento doméstico.
O paciente é estável e, no momento, o respectivo acompanhamento é realizado conforme estabelecido pelo protocolo da Organização Mundial da Saúde.
Caso Cochabamba
A primeira profissional médica a relatar um caso positivo de Covid-19 no país. A jovem manifestou os sintomas e convocou o pessoal do Serviço Departamental de Saúde (Sede) para ajudá-la. Ela veio de Villazón e esteve anteriormente na Argentina.
“Ela se isolou voluntariamente em sua casa”, relatou o ministro Cruz, que observou que seus contatos foram seguidos para identificar ou descartar se há mais pessoas infectadas.
Caso Oruro
Ela é a oitava pessoa infectada pelo paciente zero neste departamento que está em quarentena, uma medida ordenada por suas autoridades no início da semana.
*Com informações do El Deber.