CORUMBÁ ! Turismo vai além dos sonhos ou o sonho por aqui é ter Turismo?

Cristo-Rei-Abandonado
Local sofre com a falta de infraestrutura para atendimento ao turista e população corumbaense ?: Folha MS

Corumbá é das cidades mais antigas do Centro-Oeste. Era um dos polos comerciais do século XX. O porto foi dos mais importantes do país. Entre 1950 e 1975, o moinho de trigo, a fiação, a fábrica de cimento, a siderurgia e a mineração alavancavam o progresso da região. Até 1970, Corumbá tinha o maior rebanho bovino do Brasil, com milhões de cabeças de gado.

O Pantanal de Corumbá foi, na década de 1980, o quarto principal destino turístico internacional do Brasil, depois do Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Amazônia.  

E hoje, como se encontra o nosso turismo?

O Turismo e a cultura pantaneira que palpita forte em Corumbá, tem que estar ligada a uma a política de preservação do patrimônio histórico de nosso representativo conjunto arquitetônico. Mas o que vemos lamentavelmente é um descaso do poder público municipal.

Basta percorrer naqueles que seriam um atrativo turístico e observarmos como se encontra cada um deles.

O Porto Geral, cartão postal da cidade, sem banheiro, bebedouro, restaurantes com comidas típicas regionais para atender os turistas, é obvio que a prefeitura não constrói restaurantes, mais pode incentivar empresas do ramo.

O Instituto Luiz de Albuquerque (ILA) interditado em condições precárias.  Praças Históricas abandonadas ,  Igrejas Históricas em reformas sem nenhuma previsão de término.  

Além do Museu do Pantanal que poderia ser um referência nacional pelo nome que carrega “ PANTANAL” , não tem programação, divulgação ou seja pífia visibilidade.

A escadinha que leva ao infinito!  Mais ao infinito tempo de interdição, mirantes, como o da Capivara, sem a mínima conservação, tomada pelo mato, falta de segurança no local, difícil acesso. 

Até para população corumbaense que deseja passear com a família e amigos no Porto Geral a dificuldade começa em “chegar lá”. Quais as opções para quem não dispões de um carro? ou vai a pé ou de bicicleta, sequer uma linha de ônibus para atender a região não existe.

Além de tudo isso a total falta de ACESSIBILIDADE, um ponto básico em cidade turística, idosos (um forte potencial no turismo) dificilmente atraídos a fazer turismo em nossa cidade pela completa dificuldade de locomoção.

Mesmo tendo tudo para sermos exemplos para o Brasil em termos turísticos não somos, e pior, não se consegue olhar para os bons exemplos que estão logo ao nosso lado. É fácil entender por que a cidade de Bonito é considerada há três anos um dos melhores destinos turísticos do Brasil.

O local vive e respira o turismo, o respeito a natureza e claro, investimentos do poder público tornam reais as possibilidades de acesso ao paraíso natural que apesar de, em comparação com o Pantanal, ser uma pequena parte da natureza que enriquece nosso estado, ser imensuravelmente mais procurado do que Corumbá, mesmo a cidade ter um “produto pronto” para ser consumido, o Pantanal.

E é assim, mesmo com a beleza exuberante da nossa planície pantaneira, um patrimônio imaterial rico e diverso, como os cheiros, os sabores, as canções, contos populares, com todo esse potencial, assistimos o desperdício da benção que nos foi entregue por Deus.

Corumbá um centro cosmopolita de fazer inveja a outras cidades de porte médio do estado é ludibriada pelo slogan político que a reforça como um grande potencial do turismo de evento. Ora o turismo é que deveria induzir a realização de eventos na cidade e não os eventos induzir a presença de turistas.

Até porque, evento é algo que hoje tem amanhã não. O Festival América do Sul é um exemplo. Durante anos foi uma das festividades mais aguardadas do calendário e eventos, até que um dia, o gestor responsável bateu o pé e disse que não teria. E Não teve.

Portanto Turismo e Cultura, dois grandes potenciais de nossa cidade para geração de emprego e renda e que reforçaria a inclusão social precisa mais do que propaganda bonita, precisa de uma administração realmente comprometida com a modernização, antenada com o futuro e principalmente, articulada para implementar uma política pública que realmente contemple o turismo na região.

professor
Erisvaldo Batista

*O artigo é um conteúdo de responsabilidade do autor sem expressar necessariamente a opinião do jornal   

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular