MS registra 8.384 casos confirmados de dengue e 18 óbitos em 2025
O boletim epidemiológico relativo à 49ª semana apresenta que Mato Grosso do Sul registrou 14.023 casos prováveis de dengue em 2025, sendo 8.384 deles confirmados.
O documento detalha 18 óbitos confirmados por dengue e informa que sete mortes seguem em investigação, com investigação em andamento para esclarecer as causas.
Nos últimos 14 dias cinco municípios apontaram incidência baixa de casos confirmados da doença, são eles Itaporã, Aparecida do Taboado, Coxim, Maracaju e Ponta Porã, sinalizando variação local na circulação do vírus.
As mortes confirmadas por dengue ocorreram em Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande, e entre as vítimas sete apresentavam algum tipo de comorbidade.
Vacinação
O relatório traz informações sobre a campanha vacinal e aponta que 201.633 doses da vacina contra a dengue já foram aplicadas na população-alvo no Estado, enquanto o Ministério da Saúde enviou 241.030 doses para Mato Grosso do Sul.
O esquema vacinal adotado consiste em duas doses com intervalo de três meses entre elas, e a vacina é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de internações por dengue dentro do grupo de 6 a 16 anos.
Chikungunya e orientações
Sobre Chikungunya, a Secretaria de Estado de Saúde apontou 14.116 casos prováveis em 2025, dos quais 7.603 foram confirmados no SINAN e 74 casos foram registrados em gestantes.
O boletim confirma 16 óbitos por Chikungunya, ocorridos nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia, Glória de Dourados, Maracaju e Iguatemi, e entre as vítimas 12 tinham alguma comorbidade.
A Secretaria alerta para que a população evite a automedicação e procure uma unidade de saúde do município ao apresentar sintomas de dengue ou Chikungunya, garantindo avaliação clínica e conduta adequada.
Para consulta detalhada, os documentos citados no boletim são Boletim Epidemiológico Dengue SE 49 2025 e Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 49 2025, ambos divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde.

