Corumbá ampliou atendimentos em oftalmologia e agora oferece 1.040 consultas por mês e 23 tipos de procedimentos, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. A medida, conforme a pasta, busca reduzir o tempo de espera e descentralizar serviços que antes exigiam deslocamento até Campo Grande.
Ao comentar a mudança, o prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira ressaltou que o avanço foi possível graças a um credenciamento amplo.
“Publicamos um credenciamento amplo, que marca a retomada de diversos procedimentos oftalmológicos, como análise da córnea, mapeamento de retina e, inclusive, cirurgias como pterígio e correção de estrabismo. Ampliamos muito o acesso às consultas. Agora, procedimentos que antes eram realizados apenas em Campo Grande podem ser feitos aqui mesmo, em Corumbá”, afirmou.
Os atendimentos estão disponíveis em quatro unidades credenciadas, Centro de Especialidades Médicas, Hospital de Olhos de Corumbá, Instituto de Olhos de Corumbá e Clínica Pronto Clin.
Sobre o novo fluxo de marcação, a secretária municipal de Saúde, Tatiana Mattos, explicou que o processo foi simplificado para facilitar o acesso.
“Basta o paciente procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde da Família) com a solicitação médica. A equipe acessa o sistema, verifica o profissional com vaga disponível mais próxima e já realiza o agendamento. Caso seja necessário algum procedimento, ele também será agendado”, detalhou.
A Secretaria de Saúde também estabeleceu um fluxo direto com a Secretaria de Educação, permitindo que 30 alunos da rede municipal sejam encaminhados para consultas especializadas.
Uma das pessoas já atendidas pelo novo cronograma, Serafina Paz, de 73 anos, realizou consulta no dia 24 de outubro, no Hospital de Olhos de Corumbá. Sua filha, Emiliane, comemorou a melhoria no acesso.
“Estamos muito felizes por poder consultar aqui na nossa cidade. Antes, precisávamos nos deslocar até o Hospital São Julião, em Campo Grande. Minha mãe faz tratamento desde 2023 e, agora, com o atendimento em Corumbá, tudo ficou muito mais fácil para nós”, relatou.
As informações são da Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá

