Parque ameaça sacrificar 30 belugas após veto do governo canadense

belugas, Canadá, cativeiro
  • Autor do post:
  • Post publicado:7 de outubro de 2025

O parque de diversões Marineland, em Ontário, no Canadá, anunciou que pode sacrificar as últimas 30 belugas em cativeiro no país depois que o governo federal barrou a transferência dos animais para o parque temático Chimelong Ocean Kingdom, na China.

A ministra da Pesca, Joanne Thompson, justificou a decisão afirmando que não poderia autorizar uma exportação que perpetuasse o tratamento inadequado já sofrido pelas baleias. Além de negar o envio, o governo também recusou um pedido de apoio financeiro feito pelo Marineland, considerado “inapropriado”.

O parque, que já foi uma das principais atrações turísticas próximas às Cataratas do Niágara, está fechado desde 2024 e acumula denúncias de maus-tratos. Inspetores de bem-estar animal de Ontário investigam o local desde 2020 e relataram que os animais sofriam com a má qualidade da água.

Nos últimos seis anos, 20 orcas e 19 belugas morreram no Marineland. Em 2021, cinco baleias foram enviadas a um aquário nos Estados Unidos, mas três delas morreram até o fim de 2023.

As belugas que permanecem no parque representam o último grupo de baleias em cativeiro no Canadá, o que torna a ameaça de sacrifício ainda mais polêmica e reacende o debate sobre exploração e bem-estar animal.

👉 📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram

babybeef belugas