O Programa Passe Livre Intermunicipal de Mato Grosso do Sul inicia uma nova fase neste mês, com a substituição do cartão físico pela versão digital. A identificação dos beneficiários passa a ser acessada pelo aplicativo MS Digital ou pelo site www.passelivredigital.ms.gov.br, eliminando a necessidade de portar o cartão impresso.
Segundo a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), 77.645 pessoas estão contempladas atualmente: 69.336 idosos, 5.973 pessoas com deficiência e 2.336 acompanhantes. O benefício garante gratuidade ou descontos em viagens de transporte rodoviário intermunicipal, atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.
A digitalização da carteirinha busca oferecer mais autonomia e praticidade, além de reduzir problemas recorrentes com perda ou dano do cartão físico. O sistema foi preparado ao longo de 2024, com reuniões técnicas, capacitações e testes em municípios do Estado para viabilizar a transição.
O direito é garantido a idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência com laudo médico emitido pelo SUS e renda per capita de até dois salários mínimos. Acompanhantes também podem ser incluídos, desde que a necessidade seja comprovada por equipe multiprofissional.
A solicitação deve ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), mediante apresentação de documentação pessoal e comprovantes exigidos. Com a carteirinha digital, o acesso ao benefício será feito diretamente pelo CPF e data de nascimento no aplicativo.
Além de simplificar o atendimento, a iniciativa contribui para a sustentabilidade, ao reduzir o uso de plástico e papel. A medida também garante maior segurança e agilidade nos processos de renovação.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3318-4145 ou 3318-4113, e pelo e-mail passelivre@sead.ms.gov.br.