Adryan Souza Martins, de 8 anos, morreu nesta quarta-feira (6) em Dourados, após ser picado por um escorpião em Naviraí. Ele estava internado no Hospital Universitário desde o fim de semana, em estado grave.
O menino foi picado enquanto participava de um casamento no último sábado (2). Segundo informações da família, o escorpião estava dentro do tênis que ele usava. No momento da cerimônia, ele gritou ao sentir dor no pé e, ao retirar o calçado, o animal foi localizado pela irmã.
A criança foi levada para atendimento médico e transferida posteriormente a Dourados, onde permaneceu internada, mas não resistiu.
Este é o segundo caso envolvendo crianças no estado em menos de uma semana. No domingo (3), Valentina Macedo, também de 8 anos, morreu após ser picada por escorpião enquanto brincava no quintal de casa, em Chapadão do Sul.
Dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam 3.436 registros de acidentes com escorpiões em Mato Grosso do Sul entre janeiro e junho deste ano. O soro antiescorpiônico está disponível em unidades hospitalares de 67 municípios.
Autoridades em saúde pública recomendam medidas preventivas, como manter os ambientes limpos, evitar acúmulo de entulhos, verificar calçados e roupas antes do uso e afastar camas e berços das paredes. Em caso de picada, o atendimento médico deve ser procurado imediatamente.