Criança de 8 anos é internada em coma após picada de escorpião em Itaquiraí

Menino de 8 anos entra em coma após picada de escorpião em Itaquiraí, Mato Grosso do Sul
foto: unsplash
  • Autor do post:
  • Post publicado:6 de agosto de 2025

Um menino de 8 anos está em coma e respira com auxílio de aparelhos após ser picado por um escorpião em Itaquiraí, cidade a 402 quilômetros de Campo Grande. A criança foi internada em estado grave, e a família tem usado as redes sociais para pedir apoio e orações.

A picada teria ocorrido enquanto o garoto brincava, e o quadro clínico se agravou rapidamente. O caso acontece poucos dias após a morte de Valentina Macedo, também de 8 anos, que foi picada por um escorpião em Chapadão do Sul e não resistiu. A menina havia sido transferida para Campo Grande em estado gravíssimo no domingo (3), mas não respondeu ao tratamento.

Com dois registros graves em menos de uma semana, a preocupação com acidentes envolvendo escorpiões aumentou em diversas cidades de Mato Grosso do Sul. Especialistas alertam que o veneno do animal oferece riscos maiores a crianças pequenas, devido à sensibilidade do organismo.

Entre as recomendações de prevenção estão a limpeza frequente de quintais e terrenos baldios, além da atenção com acúmulo de lixo, entulhos e ralos destampados, locais onde esses animais costumam se esconder. Medidas simples, como calçar sapatos ao circular em áreas externas e manter ambientes limpos, ajudam a reduzir os riscos.

A orientação das autoridades de saúde é procurar atendimento médico imediato ao primeiro sinal de picada. O tratamento precoce é essencial para evitar agravamentos, principalmente em casos que envolvem crianças.

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram