Campo Grande ganha novo posto para emissão de identidade no Shopping Norte Sul

No momento, você está visualizando Campo Grande ganha novo posto para emissão de identidade no Shopping Norte Sul
  • Autor do post:
  • Post publicado:30 de julho de 2025

A população de Campo Grande passa a contar, a partir desta quarta-feira (30), com mais uma unidade para emissão da carteira de identidade. O 9º Posto de Identificação da capital será inaugurado no Shopping Norte Sul Plaza, ampliando a oferta de serviços de identificação civil na região do bairro Jardim Joquei Club, área que concentra cerca de 60% da população da cidade.

A nova unidade integra a rede do Instituto de Identificação (II), vinculado à Polícia Científica de Mato Grosso do Sul (PCiMS), órgão da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Com a inauguração, Mato Grosso do Sul passa a contar com 90 postos de identificação, sendo 9 na Capital e 81 no interior.

Assim como os demais Postos de Identificação, a nova unidade será responsável pela emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substitui o RG e utiliza o CPF como número único de identificação. O documento, tem versão digital e física e, a emissão da primeira via é gratuita até 2033.

Inicialmente, a unidade do Shopping Norte Sul funcionará com cinco estações de atendimento e equipe de sete servidores. No local serão ofertadas 200 vagas diárias para atendimentos, com agendamento prévio que deve ser feito no site da Sejusp (www.sejusp.ms.gov.br).

A estrutura deverá ser ampliada nos próximos meses para até dez estações, dobrando a capacidade de atendimentos. Com as novas vagas, sobe para 1.000 o número de identidades emitidas diariamente na capital.

Segundo o diretor do Instituto de Identificação, Daniel Freitas, a nova unidade representa um avanço na descentralização dos serviços. “Leva mais comodidade à população e reforça o compromisso do Estado com o direito à identidade civil e à cidadania”, afirmou.

WhatsApp Image 2025 07 29 at 16.34.30 1

Carteira de Identidade Nacional

A CIN terá validade variada conforme a faixa etária: cinco anos para crianças até 12 anos, dez anos para pessoas entre 12 e 60 anos, e validade indeterminada para maiores de 60. A substituição do RG tradicional será obrigatória em todo o país até 2032.

Para emitir a nova carteira de identidade, é necessário agendar previamente o atendimento e apresentar CPF e certidão de nascimento ou casamento. Também é possível incluir informações como nome social, tipo sanguíneo e do título de eleitor.

A CIN é uma ferramenta considerada fundamental para inclusão social: já foram emitidas 7.490 unidades para pessoas com deficiência no Estado.

A abertura do novo posto também marca o início da agenda estadual de atendimentos para o mês de setembro. Estão previstas 900 vagas diárias em Campo Grande e 1.300 no interior. Vagas extras serão liberadas semanalmente às sextas-feiras, e casos urgentes poderão ser tratados diretamente nos postos.

Para o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, a iniciativa reforça o compromisso do governo com serviços públicos modernos e acessíveis. “A identidade civil é porta de entrada para o exercício da cidadania. Estamos garantindo um serviço mais próximo, eficiente e digno”, disse.

WhatsApp Image 2025 07 29 at 16.34.30

Comunicação Polícia Científica
Comunicação Sejusp