Donald Trump é diagnosticado com insuficiência venosa crônica, diz Casa Branca

donald-trump
  • Autor do post:
  • Post publicado:17 de julho de 2025

A Casa Branca informou nesta quinta-feira (17) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica, após ser submetido a exames médicos motivados por inchaço nas pernas e hematomas nas mãos.

Segundo a porta-voz Karoline Leavitt, o presidente passou por exames de sangue e um ultrassom, e o quadro foi classificado como uma condição comum, especialmente em pessoas com mais de 70 anos. Trump tem 79 anos.

“Além disso, fotos recentes do presidente mostraram pequenos hematomas no dorso da mão. Isso é consistente com leve irritação dos tecidos moles causada por apertos de mão frequentes e pelo uso de aspirina, que integra um regime preventivo cardiovascular”, declarou Leavitt em coletiva de imprensa.

A fala foi uma resposta direta a especulações na imprensa norte-americana, motivadas por imagens que mostravam tornozelos inchados e maquiagem nas mãos do presidente. Em nome da transparência, segundo a porta-voz, Trump decidiu divulgar publicamente o diagnóstico.

“O presidente continua com excelente saúde, algo que todos vocês testemunham diariamente”, afirmou Leavitt.

O que é insuficiência venosa crônica?

A insuficiência venosa crônica é uma condição na qual as veias das pernas apresentam dificuldade no retorno do sangue ao coração, geralmente devido a lesões ou disfunções nas válvulas venosas. Isso pode resultar em inchaço, dor, varizes, escurecimento da pele e, em casos mais graves, úlceras venosas.

Contexto político

O anúncio sobre a saúde do presidente ocorre em meio a um período delicado do governo Trump, que enfrenta críticas crescentes, inclusive de sua base aliada, devido a seu envolvimento citado em investigações relacionadas ao caso Jeffrey Epstein. Embora o diagnóstico não seja considerado grave, o episódio reforça a atenção em torno do estado de saúde do presidente às vésperas das eleições.

arte whats2