AGEMS promove orientação a passageiros e amplia fiscalização em MS no feriado

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  • Post publicado:19 de junho de 2025
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O feriado prolongado pela celebração do Corpus Christi deve levar muitos sul-mato-grossenses a pegar a estrada em direção a diferentes municípios. Para quem vai viajar de ônibus, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS), faz um alerta: cuidados com a escolha do transportador, atenção aos seus direitos e observação de normas dentro do veículo são essenciais para uma viagem segura.

AGEMS reforça fiscalização e orienta passageiros de ônibus no feriado prolongado de Corpus Christi em Mato Grosso do Sul

Em conjunto com parceiros estratégicos como Agência Nacional de Transportes Terrestres e Polícia Rodoviária Federal, todo o efetivo de agentes fiscais e policiais da Assessoria Militar atuarão em grandes regiões para coibir transporte ilegal e assegurar a boa prestação do serviço aos passageiros.

“Nossa fiscalização é permanente e executa operações especiais em ocasiões em que aumenta o fluxo de passageiros nas estradas, verificando a prestação do serviço, inibindo os clandestinos, orientando”, lembra a diretora-presidente em exercício da AGEMS, Rejane Monteiro. “E o usuário também tem papel importante na qualidade do transporte que é oferecido a ele, tomando uma série de cuidados e contando com nossos canais para reclamações e denúncias”.

paineis rastreamento onibus 2 Agems

Inovação, informação e segurança

Para ajudar os usuários a saberem mais sobre horários, rotas e transportadores que operam com autorização da AGEMS, a Agência instalou painéis informativos em terminais rodoviários ou pontos oficiais de embarque em 19 municípios do Estado. A ferramenta é uma solução tecnológica que exibe informações em tempo real sobre a localização dos ônibus em trânsito.

Uma comodidade que permite ao passageiro se programar com segurança para o embarque.

“Os painéis são mais que uma ferramenta eletrônica — são um cuidado a mais com o passageiro, que agora embarca com mais confiança e bem informado”, destaca a diretora de Transportes, Caroline Tomanquevez. “Temos hoje mais de 750 veículos com rastreadores, que geram informações confiáveis ao nosso sistema Monitora. É um salto de qualidade tanto para a gestão e fiscalização do serviço, quanto para quem vai embarcar”.

paineis Rio Brilhante 2 Agems

Além dos 19 sistemas de paineis, as informações também podem ser acessadas por qualquer cidadão pelo celular, no aplicativo MS TRIP.

Confira outras orientações e dicas para uma boa viagem:

Bilhete de passagem

Só adquira o bilhete em pontos oficiais de venda e somente com empresas cadastradas.

As grandes transportadoras têm guichês nos terminais. Para quem opta por vans e micro-ônibus das cooperativas autorizadas é importante saber que esses transportadores também têm pontos de embarque e desembarque e horários estabelecidos pela Agência.

aplicativo MSTRIP Agems

Uma importante ferramenta para consultar sobre transportadores legalizados, locais físicos e sites de venda de passagem e horários das linhas é o aplicativo MS TRIP. Na palma da mão, o passageiro encontra informações de qualquer linha regular que desejar e contatos dos canais de venda dos operadores.

Gratuidade

Empresas e transportadores autônomos têm que oferecer as gratuidades garantidas na legislação:

Nos ônibus, 2 poltronas grátis para idoso; 2 poltronas grátis para pessoa com deficiência; e 2 poltronas com 50% de desconto para idosos, caso as vagas gratuitas já estejam ocupadas.

Nos micro-ônibus (incluindo vans), 1 poltrona grátis e 1 com 50% de desconto para idoso e 1 poltrona grátis para pessoa com deficiência.

Clandestino

Nunca viaje com um transportador clandestino.

A oferta de passagem que pode parecer mais “barata” é um serviço ilegal e perigoso, sem qualquer garantia para o usuário.

Segurança a bordo

Embarcou? Afivele o cinto de segurança.

Muitos passageiros não têm no transporte de ônibus o mesmo cuidado que têm nas viagens de automóvel. Mas o risco de ferimentos ou até de morte em acidente com vans e ônibus é o mesmo que nos carros de passeio.

O veículo tem que estar com o cinto em boas condições e visivelmente colocado sobre a poltrona. Além disso, a AGEMS determina que o motorista ou outro representante da empresa faça uma orientação verbal antes da saída, lembrando os passageiros de utilizarem o equipamento.

Turismo

Para viajar com uma empresa de fretamento turístico, o passageiro também conta com transportadores credenciados pela Agência Reguladora. Nesse caso, a empresa não pode vender bilhete avulso, porque o serviço é um pacote fechado para um grupo.

Foi mal atendido ou encontrou alguma irregularidade? Denuncie!

A Agência Reguladora dispõe de uma Ouvidoria moderna e dinâmica. Para prestar informações, tirar dúvidas e receber reclamações dos usuários em qualquer problema, o passageiro pode falar com a AGEMS pelo WhastApp no 67 3025-9505.

Pode também ligar gratuitamente para o telefone 0800 600 0506, mandar um e-mail para ouvidoria@agems.ms.gov.br ou acessar o site da AGEMS e preencher o formulário de reclamação.

É importante guardar o bilhete e, se possível, registrar em foto ou vídeo informações do veículo em que viajou.

arte whats2 Agems

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