O Ministério Público de Mato Grosso do Sul abriu uma investigação para apurar a aplicação de recursos públicos no município de Corumbá durante o ano de 2023, período em que a prefeitura era comandada por Marcelo Iunes (PSDB).
A investigação foi instaurada pelo promotor Luciano Bordignon Conte, que determinou a abertura de inquérito civil com o objetivo de esclarecer possíveis irregularidades no uso de verba vinculada a um fundo exclusivo da Procuradoria-Geral do Município.
🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣
Recurso teria sido redirecionado para outras áreas
Segundo informações apuradas, o foco da apuração é a destinação de valores que originalmente deveriam ser destinados à Procuradoria-Geral, mas que teriam sido utilizados por outras secretarias municipais. A suspeita é de desvio de finalidade no uso da verba vinculada ao Fundo Especial da Procuradoria.

O Ministério Público não detalhou o montante envolvido nem quais secretarias teriam sido beneficiadas com a transferência dos valores. O procedimento corre sob sigilo, o que impede o acesso público aos autos e à denúncia formalizada.
Outro inquérito mira funcionamento da Controladoria
Paralelamente, o promotor também instaurou um segundo inquérito para examinar a estrutura e o funcionamento da Controladoria-Geral do Município de Corumbá. Assim como o caso anterior, este procedimento também foi colocado em sigilo.
Os procedimentos foram publicados no Diário Oficial do MPMS nesta quinta-feira (10).