O prefeito Dr. Gabriel acompanhou, na manhã desta terça-feira (25), uma vistoria técnica realizada por consultores da Unesco e técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos prédios da Comissão Mista Brasil-Bolívia, da Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA) e do antigo Mercadão Municipal.
Os imóveis serão contemplados com recursos do PAC Cidades Históricas para restauração e requalificação.
🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣
Segundo o prefeito, a iniciativa reforça a importância da preservação do patrimônio cultural e histórico de Corumbá. “O PAC Cidades Históricas é essencial para garantir a conservação desses espaços, impulsionando o turismo e o desenvolvimento sustentável, beneficiando diretamente nossa população“, declarou. O montante destinado às obras ultrapassa R$ 17,8 milhões.

Antes da inspeção nos prédios, o prefeito se reuniu com consultores da Unesco e técnicos do Iphan para tratar dos projetos em andamento. Lauzie Mohamed Xavier Salazar, diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico de Corumbá (Fuphan), explicou que a cidade tem seis processos em fase de análise e busca licitar o maior número de obras ainda este ano.
“Essas visitas são fundamentais para avaliarmos os projetos e garantirmos sua aprovação“, destacou.
A vistoria contou com a presença de Sylvio Carneiro de Farias e Marco Aurélio S. Máximo, consultores da Unesco no Iphan Sede (Brasília); Albemarle Paesano Lins Barros da Costa, gerente de Patrimônio Histórico da Prefeitura; Guilherme William Duarte Alves, chefe do Escritório Técnico do Iphan Corumbá; Neilson Flores, engenheiro civil do Iphan; e Wanessa Rodrigues, diretora-presidente da Fundação da Cultura de Corumbá.
