A alimentação escolar na rede municipal de Corumbá é planejada para atender cerca de 14,2 mil estudantes, desde a educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo a Prefeitura de Corumbá, são servidas diariamente cerca de 24,5 mil refeições, distribuídas entre café da manhã, lanches, almoço e jantar, dependendo da modalidade de ensino.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Mabel Sahib, a qualidade e o valor nutricional das refeições são acompanhados por uma equipe de seis nutricionistas, responsáveis pela elaboração dos cardápios semanais, entre elas, uma responsável técnica.

🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣
“O planejamento segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e considera fatores como a estação dos alimentos, a cultura local e as necessidades nutricionais dos estudantes durante o período em que permanecem na escola”, afirma.
Nas unidades de ensino integral, a alimentação escolar cobre 70% das necessidades nutricionais diárias dos alunos, com três refeições: café da manhã, almoço e lanche da tarde.
Já no ensino regular e na EJA, as refeições representam 20% da necessidade diária, incluindo proteínas como carne, ovos, queijo, arroz, feijão, frutas e verduras. Segundo o município, a merenda oferecida nas creches e pré-escolas, que atendem crianças de 0 a 4 anos, é terceirizada e conta com cinco refeições diárias, além de uma fruta complementar para os bebês do berçário.

Ainda conforme a administração municipal, a alimentação escolar também recebe reforço com produtos adquiridos de cooperativas, como suco de uva integral.
Alimentação escolar por modalidade de ensino
🔹 Educação Infantil (0 a 4 anos): refeições fornecidas por empresa terceirizada, garantindo segurança alimentar. São servidas cinco refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Bebês do berçário recebem uma fruta extra.
🔹 Educação Integral: estudantes recebem três refeições diárias (café da manhã, almoço e lanche da tarde), cobrindo 70% das necessidades nutricionais conforme a faixa etária.
🔹 Ensino Regular e EJA: cardápio elaborado para atender 20% das necessidades nutricionais diárias dos alunos, incluindo proteínas de alto valor biológico, como carnes, ovos, queijo, arroz, feijão, frutas e verduras.
Licitação
A aquisição de alimentos que compõe o cardápio da merenda escolar dentro a rede municipal de ensino, além de garantir a questão nutricional dos alunos, é um importante reforço na economia local.
O município reforça que está em processo de compra, por meio de chamada pública, de outros itens como queijos, pães caseiros, iogurtes e frutas congeladas, produtos produzidos na cadeia de produtores da cidade, incentivando assim a agricultura familiar.
“A oferta regular de refeições nas escolas garante que os alunos tenham condições adequadas para o aprendizado, promovendo hábitos alimentares saudáveis e auxiliando no desenvolvimento físico e cognitivo”, afirmou a secretária de Educação Mabel Sahib.

Diariamente são servidas aproximadamente 24,5 mil refeições pela manhã, tarde e noite para os 14,2 mil estudantes atendidos pela Rede Municipal de Ensino de Corumbá, seja na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA).