A Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou, nesta sexta-feira (14), uma operação de combate a crimes transfronteiriços nas fronteiras com Paraguai, Argentina e Bolívia. A ação, iniciada no último dia 7, contou com 90 policiais federais deslocados de diferentes estados e teve apoio de equipes especializadas.
Durante a operação, foram apreendidas 11,9 toneladas de drogas, sendo 3,9 toneladas apenas nas áreas de fronteira. Além disso, houve prisão de 170 pessoas, recuperação de 25 veículos e apreensão de mais de 1 milhão de maços de cigarros contrabandeados.
🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣
Destaques das apreensões
As fiscalizações foram reforçadas nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, principais rotas de tráfico de drogas e contrabando.
No Mato Grosso do Sul, já no primeiro dia de operação, policiais rodoviários federais apreenderam mais de 2.6 toneladas de maconha e 825 munições em meio a uma carga de ferro em Campo Grande, além de um carregamento com125 kg de cocaína,localizados em meio a uma carga de carne em Terenos.
✔ Mato Grosso do Sul
- 7,6 toneladas de drogas apreendidas
- 93 cigarros eletrônicos
- 12 veículos recuperados
- 59.750 maços de cigarros contrabandeados
- 3 armas de fogo e 875 munições
- 89 pessoas detidas
- 5.872 veículos fiscalizados
✔ Paraná
- 4,3 toneladas de drogas apreendidas
- 8.546 cigarros eletrônicos
- 13 veículos recuperados
- 1,08 milhão de maços de cigarros contrabandeados
- 1 arma de fogo
- 81 pessoas detidas
- 7.110 veículos fiscalizados
A operação contou com o trabalho das unidades especializadas Núcleo de Operações Especiais (NOE), Grupos de Patrulhamento Tático (GPT) e Grupo de Operações com Cães (GOC), além de apoio aéreo para reforço na fiscalização.
No acumulado de 2024, Paraná e Mato Grosso do Sul já representam 65% das apreensões de drogas feitas pela PRF em todo o Brasil, totalizando 545 toneladas de entorpecentes interceptados.