Veterano da Marinha, fuzileiro comemora 100 anos em cerimônia especial em Ladário

No momento, você está visualizando Veterano da Marinha, fuzileiro comemora 100 anos em cerimônia especial em Ladário
Foto: CB-RM2-CL Otávio Henrique
  • Autor do post:
  • Post publicado:8 de novembro de 2024

O Terceiro-Sargento reformado Edson Arguelho da Silva, a Praça mais longeva do Corpo de Fuzileiros Navais, comemorou seu centenário de vida com uma homenagem especial no 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas, em Ladário (MS), no dia 23 de outubro.

Durante o cerimonial de arriamento do Pavilhão Nacional, Edson prestou continência com entusiasmo, resgatando tradições militares que marcaram sua longa trajetória na Marinha do Brasil.

Nascido e criado em Ladário, Edson ingressou na Marinha em 1943, como Marinheiro-Recruta na 1ª Companhia Regional da cidade, sendo promovido seis meses depois a Soldado Fuzileiro Naval. Em 1944, participou de treinamentos intensivos voltados para a 2ª Guerra Mundial, inclusive na Ilha da Trindade.

Após o conflito, retornou a Ladário, mas em uma missão posterior sofreu um acidente grave enquanto dirigia um jipe, resultando em sua reforma.

Mesmo após a reforma, Edson manteve forte ligação com a Marinha, guardando convites e participando ativamente de eventos, incluindo as celebrações de 11 de junho e 13 de dezembro, nas quais até 2019 desfilava junto aos veteranos.

Aos 100 anos, o sargento reformado permanece ativo nas celebrações cívicas de Ladário, reforçando a dedicação e o apreço que desenvolveu ao longo de uma vida de serviço.

Cerimônia

Para comemorar os 100 anos do Terceiro-Sargento (FN-Ref) Edson, o 3ºBtlOpRib realizou uma cerimônia em homenagem ao veterano. Com a presença do Comandante do 6º Distrito Naval, militares do Complexo Naval de Ladário, Banda de Música do Com6ºDN e familiares do homenageado. O evento iniciou-se com o Cerimonial à Bandeira narrado e contou com a apresentação das crianças e adolescentes do Programa Forças no Esporte, do Ministério da Defesa. Em coro, sob regência da Segundo-Sargento (Fuzileiro Naval) Olga, os alunos cantaram a canção Cisne Branco.

cerimonia marinha
Terceiro-Sargento (FN-Ref) Edson, Comandante do 6ºDN, CEM do Com6ºDN, Comandante do 3ºBtlOpRib e SO-Mor do 3ºBtlOpRib durante cerimonial narrado

A Banda do Com6ºDN, composta por Fuzileiros Navais músicos, tocou a canção “Nossa Senhora”, de Roberto Carlos, uma música considerada um amuleto e símbolo de fé pelo Terceiro-Sargento (FN-Ref) Edson, que é devoto da Santa. O corte do bolo, após os parabéns, foi realizado ao som do hino do Fluminense, seu time de coração. 

“Sinto-me honrado em celebrar o centenário de vida do veterano Fuzileiro Naval Edson. O militar é um exemplo de resiliência, sabedoria e coragem. Sua dedicação ao serviço, lealdade à Bandeira Nacional e amor à pátria são exemplos inspiradores para as novas gerações que buscam seguir seus passos”, declarou o Comandante do 6ºDN, Contra-Almirante Alexandre Amendoeira Nunes. 

Para relembrar o passado, a Banda entoou o hino dos Fuzileiros Navais, a canção “Na vanguarda”, cantada com emoção pelo veterano.

Como homenagem final, a tripulação, sob o comando do Comandante do 3ºBtlOpRib, Capitão de Fragata (FN) Milton, prestou continência ao militar pelo seu 100º aniversário. Como resposta, o veterano bradou, com orgulho, “Adsumus”, lema dos Fuzileiros e que significa “aqui estamos!”.

Fonte: Agência Marinha de Notícias