Na manhã desta sexta-feira (20/9), a Polícia Federal iniciou a Operação Prometeu, que tem como objetivo combater crimes de incêndio, desmatamento, exploração ilegal de terras da União, entre outros, na região de Corumbá. A ação conta com a participação do Ibama e da IAGRO/MS.
Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Corumbá, em áreas investigadas por serem alvo recorrente de crimes ambientais. Segundo a investigação, as terras queimadas têm sido usadas irregularmente para pecuária e estão associadas a grilagem e fraudes em registros governamentais.
A ocupação ilegal já abrange 6.419,72 hectares e a perícia estima que mais de 7.200 animais foram criados na área durante o período investigado, com um prejuízo ambiental avaliado em R$ 220 milhões. Na área, foram identificadas 2.100 cabeças de gado, embora o número total seja maior.
Os investigados poderão responder por crimes como provocar incêndio em mata, desmatamento, exploração de área pública, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa.
A operação foi nomeada “Prometeu” em referência à figura mitológica grega que, ao roubar o fogo dos deuses e entregá-lo aos humanos, simboliza o mau uso do fogo no bioma pantaneiro.