Nesta quinta-feira (22), a Polícia Federal lançou a Operação Chamberlin em Corumbá, com o objetivo de reprimir uma série de crimes ambientais, incluindo desmatamento, trabalho em condições análogas à escravidão, mineração ilegal e grilagem de terras.
A operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em Corumbá e um em Cuiabá, Mato Grosso. Durante a ação, um dos investigados foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.
Entre os itens apreendidos estão mídias digitais, dinheiro, armas, pedras preciosas e veículos. Esses materiais passarão por análises periciais, visando aprofundar as investigações e identificar possíveis outros membros envolvidos na rede criminosa.
✅ Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷
De acordo com informações levantadas pela reportagem do Folha MS, a investigação da PF iniciou em 2023, com uma ação realizada em uma fazenda localizada na região do Paraguai-Mirim, em Corumbá.
Na época, a Força tarefa integrada pela Polícia Militar Ambiental de Corumbá, Policiais da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo do Estado (CGPA), Polícia Federal, Ibama e Agência Nacional de Mineração (ANM), realizaram uma operação para reprimir e apurar a suposta prática de mineração ilegal em áreas do Pantanal.