Com o encerramento das convenções partidárias, a corrida eleitoral pela Prefeitura de Corumbá para as eleições municipais de 2024 está definida. Com prazo para registro das candidaturas se encerrando em 15 de agosto, o eleitorado Corumbaense terá à disposição de voto, o ex-vereador e médico-cirurgião Gabriel Alves de Oliveira, o Dr. Gabriel (PSB), o ex-Senador Delcídio do Amaral (PRD), o ex-secretário municipal de Governo Luiz Antônio Pardal (Progressistas), e o empresário André Campos (PL).
Delcídio Amaral, presidente estadual do PRD e ex-senador, confirmou sua candidatura em 2 de agosto. Com uma trajetória política que inclui cargos de destaque como ministro de Minas e Energia e diretor da Petrobras, Delcídio traz uma promessa de revitalização para Corumbá.
O ex-senador aposta em sua vasta experiência de gestor, aliada a um arrojado plano de desenvolvimento socioeconômico, para retornar o seu protagonismo na esfera política.
✅ Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷
Para compor a chapa majoritária, o nome do vereador Luciano Costa, do Podemos, foi indicado como vice. Vereador por três mandatos consecutivos, o também empresário no ramo da construção civil, conta com o apoio da Senadora Soraya Thronicke, presidente estadual do Podemos na coligação “Pela Retomada de Corumbá”.
Dr. Gabriel Alves de Oliveira, conhecido como Dr. Gabriel, foi o primeiro a ter sua candidatura oficializada, em 31 de julho. Com a ex-deputada federal Bia Cavassa como sua vice na coligação “União por Corumbá”, Dr. Gabriel é apoiado por uma ampla coalizão que inclui PSB, PSDB, Cidadania, Psol, Rede, além de Solidariedade, Republicanos, PSD e MDB.
A federação, PT, PCdoB e PV teve o apoio a sua candidatura confirmada pela Nacional, porém, divergências dentro do diretório municipal judicializou o processo que corre na justiça eleitoral.
Com 41 anos, Dr. Gabriel iniciou sua carreira política nas eleições de 2016, quando foi eleito vereador com 2.063 votos, sendo o parlamentar mais votado daquela eleição no município. Em 2020, disputou o cargo de prefeito e terminou em terceiro lugar, com 9.321 votos. Já em 2022, ele saiu candidato a deputado estadual, obtendo 9.448 votos, ficando como suplente.
Luiz Antônio Pardal, ex-secretário municipal e agora candidato pelo Progressistas, lançou oficialmente sua candidatura em 2 de agosto, após ter seu nome recusado pelo PSDB, partido pelo qual iniciou sua pré-candidatura.
Pardal, que se desassociou do PSDB para se filiar ao Progressistas, é apoiado pelo atual prefeito Marcelo Iunes e conta com o médico Manoel João de Oliveira, do União Brasil, como seu vice.
A chapa “Seguindo Juntos por Corumbá” se apresenta como uma proposta de continuidade da atual administração e a manutenção das propostas do atual governo do Prefeito Marcelo Iunes.
André Campos, candidato pelo PL, foi confirmado em 1º de agosto, após um período de incertezas quanto a sua candidatura. Ele chegou a retirar seu nome da disputa há algumas semanas devido a divergências partidárias, mas acabou tendo seu nome confirmado após reuniões da executiva estadual e nacional.
Campos, que irá concorrer ao cargo ao lado do advogado George Albert Fuentes de Oliveira como vice, aposta em uma chapa pura para consolidar sua posição politica e foi um dos poucos representantes do PL a conseguir manter a candidatura após o partido anunciar a coligação com o PSDB no estado.