O sol que aquece Mato Grosso do Sul neste fim de semana dará lugar a um inverno rigoroso a partir de segunda-feira (3). A previsão, divulgada pelo meteorologista Natálio Abrahão em entrevista ao podcast Na Íntegra do Campo Grande News, indica três ondas de frio em MS que atingirão o Estado ao longo do mês.
Gelado e Seco:
Apesar da leve elevação das temperaturas nos últimos dias, a partir do dia 3, os termômetros despencarão, exigindo a volta dos casacos ao guarda-roupa. A estiagem também se intensificará, com baixa umidade do ar. “Em junho, se houver chuva, será mínima, com menos de 5 milímetros”, alerta Abrahão.
Julho com frio intenso e geada:
O inverno, que começa no dia 21, trará consigo um frio ainda mais intenso em julho. Entre os dias 10 e 15, uma onda de chuvas fortes deve atingir o Estado, podendo trazer temperaturas abaixo de 5°C em Campo Grande e até mesmo geadas no extremo sul.
Risco de queimadas:
A combinação de baixa umidade, vegetação em dormência e o fenômeno La Niña, que intensifica a irregularidade das chuvas, aumenta consideravelmente o risco de queimadas no segundo semestre. “É preciso estarmos atentos e tomarmos medidas para evitar incêndios florestais“, reforça o meteorologista.
Confira a entrevista do Na Íntegra clicando aqui.