Dia dos Namorados deve movimentar mais de R$ 360 milhões no comércio em MS

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  • Post publicado:13 de maio de 2024

O Dia dos Namorados promete movimentar significativamente o comércio de Mato Grosso do Sul neste ano, com um montante estimado em R$ 360,22 milhões. Apesar da expectativa positiva, os números representam uma queda de 7% em relação ao registrado no ano anterior, conforme apontado pela pesquisa de intenção de consumo e comemorações realizada em parceria pelo IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS) e o Sebrae-MS.

Para presentes, espera-se um gasto médio de R$ 247,06, totalizando R$ 189,60 milhões, enquanto nas comemorações, a média é de R$ 215,49, resultando em um total de R$ 170,61 milhões.

Em relação às preferências de compra, 25,79% considerarão a escolha do namorado, 59,96% valorizarão a qualidade do presente, 7,80% serão influenciados pelo produto visto na vitrine, 2,79% levarão em conta as sugestões de amigos e familiares, e 2,41% serão influenciados por propagandas.

Quanto aos tipos de presentes mais desejados, roupas lideram com 25%, seguidas por perfumes (24%), flores (13%), calçados (15%), joias (8%) e bolsas e acessórios (10%).

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Roupas e perfumes lideram intenção de compras para o Dia dos Namorados

O presidente do IPF/MS, Edison Araújo, aconselha os empresários a prepararem suas equipes, vitrines e combos especiais para atrair os consumidores, além de estarem atentos às prioridades dos compradores.

“A pesquisa revela que 67% dos consumidores pretendem comprar à vista, e oferecer um bom desconto pode ser um atrativo para atrair o cliente, juntamente com a qualidade do produto, que é outra prioridade do consumidor. O empresário deve inovar e aproveitar datas comemorativas como essa para fortalecer suas finanças”, afirma Araújo.

Sobre os locais de compra preferidos, 65,16% optam pelo Centro, 15,30% preferem compras online, 9,43% escolhem os bairros, 7,99% frequentam os shoppings, e 1,92% preferem as galerias.

Os métodos de pagamento também são considerados atrativos pelos consumidores, com 67,36% preferindo o pagamento à vista, 22,95% optando pelo parcelamento, 3,23% valorizando o atendimento e 1,96% considerando a variedade de opções.

Quanto às comemorações, a maioria dos entrevistados (55%) planeja celebrar a data em restaurantes, seguida pela opção de preparar a comemoração em casa (18%).

A pesquisa, realizada entre os dias 29 de abril e 04 de maio, ouviu 2015 pessoas em diversas cidades do estado, incluindo Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas. A margem de erro da pesquisa é de 5% a 6% para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.