Cadela bombeira de MS é acionada para auxiliar em resgates no Rio Grande do Sul

Você está visualizando atualmente Cadela bombeira de MS é acionada para auxiliar em resgates no Rio Grande do Sul
  • Autor do post:
  • Post publicado:10 de maio de 2024

Com sua especialização em varredura de área, a cadela bombeira Laika, do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, está pronta para desembarcar no Rio Grande do Sul e auxiliar nas operações de resgate e busca em áreas afetadas por enchentes.

A cadela, que já participou de operações em Brumadinho, Minas Gerais, e outras tragédias pelo Brasil, passou por uma semana de preparação em Cianorte, Paraná, onde realizou provas de certificação nacional de cães de busca e resgate pela LIGABOM (Conselho Nacional dos Comandantes de Corpos de Bombeiros Militares do Brasil).

Ao lado do sargento Thiago Kalunga, seu parceiro de trabalho, e dois bombeiros, Laika está pronta para seguir viagem na segunda-feira (13) para o Rio Grande do Sul, onde foi solicitada pelo Comando de Operações para integrar as equipes especializadas em busca, resgate e salvamento com cães.

cadela bombeira laika
Cadela Laika integrou equipe do Corpo de Bombeiros que atuou nas buscas em diversas ações dentro e fora do estado

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar de MS, Fábio Pereira de Lima, destacou que Laika foi aprovada em todas as provas da LIGABOM e está recertificada, pronta para enfrentar os desafios que encontrar.

Entretanto, devido ao alto volume de água em algumas cidades, Laika e sua equipe devem atuar em áreas determinadas pelas equipes locais, respeitando o Sistema de Comando de Incidentes (SCI) ou Posto de Comando estabelecido.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular