Ladário recebe pelo terceiro ano consecutivo o Certificado do Mapa do Turismo 2024

Você está visualizando atualmente Ladário recebe pelo terceiro ano consecutivo o Certificado do Mapa do Turismo 2024
  • Autor do post:
  • Post publicado:3 de maio de 2024

No Mapa do Turismo Brasileiro de 2024 divulgado pelo Ministério do Turismo, Ladário recebeu pelo terceiro ano consecutivo o Certificado do Mapa do Turismo Brasileiro. Além do município, o Conselho Municipal do Turismo, bem como a Instância Governança Regional – IGR Pantanal, da qual Ladário participa, também receberam o certificado.

O certificado, que tem validade por um ano, foi assinado pela Ministro de Estado de Turismo, Celso Sabino de Oliveira e pela Secretário Nacional de Planejamento Sustentável e Competitividade no Turismo, Milton Sergio Silveira Zuanazzi.

Mapa do Turismo

A certificação, atualizada pelo Ministério do Turismo para o ano de 2024, reúne os municípios que comprovaram ter aptidão efetiva para o turismo e que fazem do setor ferramenta estratégica para a impulsionar a economia local.

Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis:

  • a) Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem;
  • b) Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem;
  • c) Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos;
  • d) Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais;
  • e) Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem.

O que é o Mapa do Turismo?

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área – recorte territorial – a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas.

O objetivo do mapa é colaborar com a definição de políticas públicas, como definir recursos do Ministério do Turismo que serão destinados para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional.

Para participar da categorização, os municípios precisam comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT).

É necessário a existência comprovada de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular