MS Qualifica vai levar profissionalização a centenas internos do sistema prisional este ano

Você está visualizando atualmente MS Qualifica vai levar profissionalização a centenas internos do sistema prisional este ano
  • Autor do post:
  • Post publicado:1 de maio de 2024

Com foco na reintegração de pessoas em situação de prisão e egressos do sistema prisional, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e a Funtrab (Fundação do Trabalho) uniram esforços para levar ações do programa “MS Qualifica” para dentro das unidades prisionais de Mato Grosso do Sul.

Por meio dessa parceria, serão oferecidas capacitações em diversos setores, abrangendo 45 cursos, em 17 estabelecimentos penais de 11 municípios, durante os meses de abril a novembro. A meta é qualificar 900 pessoas, proporcionando oportunidades concretas de aprendizado e desenvolvimento profissional.

O programa “MS Qualifica” é coordenado peala Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e tem como objetivo não apenas fornecer capacitação profissional, mas também criar oportunidades de emprego, aumentar a renda dos profissionais e promover a inclusão social.

A chefe da Divisão de Assistência Educacional da Agepen, Rita de Cássia Argolo Fonseca, destaca que essa parceria não só auxilia no processo de ressocialização, mas também contribui para preencher vagas profissionais em aberto, beneficiando tanto as empresas quanto a economia do Estado. As qualificações profissionais serão disponibilizadas diretamente nos estabelecimentos penais, facilitando o acesso dos participantes.

Ministrados em convênio com o Sistema S, os cursos incluem uma ampla gama de áreas, como cabeleireiro, higiene e manipulação de alimentos, produção de pães e salgados, garçom, maquiagem, manicure, depilação com linha, assistente administrativo, atendimento ao público, relações interpessoais, almoxarife, primeiros socorros, entre outras. Um exemplo desse esforço colaborativo ocorre em Corumbá, onde reeducandas e reeducandos estão tendo a oportunidade de participar de cursos de beleza e de atendimento, como garçom, entre outros.

Capacitação do MS Qualifica já foi oferecida também no Estabelecimento Penal Feminino “Luís Pereira da Silva, em Jateí, com as detentas qualificadas em técnicas de escovação. Muito procurado, o profissional escovista é  importante para a dinâmica de um salão de beleza, dominando técnicas para alisar um cabelo, reduzir ou criar volume, criar ondas, modelar e finalizar o cabelo, mantendo a saúde dos fios e garantindo a durabilidade do serviço.

A interna Michele foi uma das qualificadas como “escovista” na unidade de Jateí e elogiou a qualidade do curso oferecido. “Foi uma experiência e tanto e pertento exercer esse trabalho lá fora”, agradeceu, destacando o empenho da direção do presídio, equipe de servidores penitenciários e instrutora.

01456b87 8278 4ab2 aa10 d0f63554a744

Para a diretora do presídio de Jateí, Solange Pereira da Silva, o curso ofertado as custodiadas é uma possibilidade de mudança de vida. “Quando retornarem à liberdade, possuirão novos conhecimentos e ferramentas, oportunizando um novo recomeço. É uma forma de assegurarem uma fonte de renda para enfrentarem os desafios que as esperam fora desses portões”, destaca Solange. “Trabalho, estudo e cursos como esse fazem parte do processo de ressocialização e de fazer com que elas se sintam parte da sociedade”, complementa.

Além de Corumbá e Jateí, estão previstos cursos em estabelecimentos penais de outras cidades como Campo Grande, Amambai, Aquidauana, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Paranaíba, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

As qualificações profissionais ofertadas pelo programa atendem a diferentes perfis, proporcionando não apenas habilidades práticas, mas também conhecimentos em empreendedorismo e comercialização de produtos, capacitando os participantes para uma reintegração efetiva na sociedade e no mercado de trabalho.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular