Seca histórica no Pantanal: Governo decreta emergência ambiental por 180 dias

Você está visualizando atualmente Seca histórica no Pantanal: Governo decreta emergência ambiental por 180 dias
Em 2021, Rio Paraguai chegou perto de bater a pior marca da sua história
  • Autor do post:
  • Post publicado:9 de abril de 2024

Campo Grande (MS) – Em resposta à grave perspectiva de estiagem assolar o Pantanal, o Governador Eduardo Riedel assinou nesta terça-feira (9) decreto de estado de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul. A medida, válida por 180 dias, visa intensificar ações de combate aos incêndios florestais e conscientizar a população sobre os riscos da seca.

A assinatura do decreto aconteceu durante o 1° Workshop Presencial de Prevenção aos Incêndios Florestais em 2024, promovido pelo Governo do Estado em conjunto com o Comitê do Fogo de MS.

Níveis históricos do Rio Paraguai

O Rio Paraguai, principal curso d’água do Pantanal, caminha para o pior nível histórico de seca já registrado. A régua de Porto Esperança marca apenas 7 centímetros, enquanto a indicação de estiagem já é de 35 cm. A situação crítica, segundo especialistas, pode estar relacionada com as mudanças climáticas e seus impactos nas temperaturas e no ciclo de chuvas.

Carlos Padovani, pesquisador da Embrapa Pantanal que acompanha o comportamento dos rios da região há anos, afirma que o cenário atual é preocupante. A referência utilizada por ele é o nível do Rio Paraguai na régua de Ladário, que representa 80% da baía e possui histórico de 123 anos.

O principal alerta é que, nesta época do ano, a região pantaneira deveria estar encerrando o período de cheias e iniciando a estiagem. No entanto, os rios não encheram como era esperado. As altas temperaturas, aliadas à irregularidade e ao baixo volume de chuvas, afetam diretamente a bacia do Pantanal e, consequentemente, o nível dos rios.

Falta de navegabilidade e risco de incêndios

As chuvas irregulares e os rios secos geram outras duas graves consequências: a falta de navegabilidade na hidrovia e a intensificação do risco de incêndios florestais. A campanha de conscientização lançada pelo governo visa alertar a população sobre a importância de evitar práticas que provoquem queimadas, como atear fogo em vegetação.

Combate à estiagem e proteção do Pantanal

O decreto de emergência ambiental permitirá ao governo mobilizar recursos e agilizar ações de combate aos incêndios florestais. A campanha de conscientização, por sua vez, é fundamental para mobilizar a sociedade e garantir a preservação do Pantanal, um bioma rico em biodiversidade e vital para o equilíbrio ambiental do país.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular