Após receber denúncias anônimas, a Polícia Militar Ambiental de Aquidauana, juntamente com uma veterinária da Vigilância Sanitária de Anastácio, se mobilizou para investigar alegações de maus-tratos a animais.
No local indicado, um terreno em estado de abandono, a equipe encontrou cinco cães em condições deploráveis. Um dos animais já não apresentava sinais vitais, e os outros quatro sofriam com a infestação de carrapatos e a falta de cuidados básicos como alimentação e água.
A proprietária dos cães, uma idosa de 86 anos, foi identificada e interrogada. Ela afirmou que, apesar de não morar no local, fazia visitas regulares para alimentar os animais. Contudo, a situação encontrada pela equipe de resgate contradizia suas alegações. Diante dos fatos, os cães sobreviventes foram levados para um abrigo municipal, onde receberão os cuidados necessários.
A mulher foi autuada e recebeu uma multa de R$ 2.500,00 pela negligência e responderá judicialmente pelo crime de maus-tratos, conforme legislação vigente que criminaliza o abuso e a negligência contra animais, sejam eles silvestres ou domésticos.