Campo Grande (MS)- A dengue já fez cinco vítimas em Mato Grosso do Sul em 2024, a última delas um bebê de apenas 1 ano, morador de Laguna Carapã, cidade localizada a 305 km de Campo Grande. A menina começou a apresentar os sintomas da doença no dia 6 de março e faleceu seis dias depois, em 12 de março. A confirmação da causa da morte por dengue foi realizada na última segunda-feira (18).
O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado nesta sexta-feira (22), aponta para um total de 3.015 casos confirmados de dengue no estado desde o início do ano. Entre as vítimas da doença estão: um bebê de um mês em Maracaju, um homem de 81 anos em Chapadão do Sul, uma mulher de 73 anos em Coronel Sapucaia e um homem de 33 anos em Dourados. Todos os casos fatais não apresentavam comorbidades, segundo informações oficiais.
Os dados do boletim se referem ao período até o dia 16 de março. Há ainda outras oito mortes em investigação no estado. A SES reforça a importância da prevenção à dengue, com medidas como a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença.
Prevenção:
- Eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti:
- Tampar caixas d’água e tonéis;
- Manter calhas e ralos limpos;
- Eliminar água parada de pneus, vasos de plantas e outros objetos;
- Manter piscinas com cloro e tampadas.
Sintomas da Dengue:
- Febre alta;
- Dor de cabeça;
- Dor muscular e nas articulações;
- Náuseas e vômitos;
- Falta de apetite;
- Manchas vermelhas na pele.