Ministério público MP aciona Prefeito de Corumbá para apurar Óbitos de Recém-Nascidos

Você está visualizando atualmente Ministério público MP aciona Prefeito de Corumbá para apurar Óbitos de Recém-Nascidos
  • Autor do post:
  • Post publicado:20 de março de 2024

Corumbá (MS) – O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) está investigando possíveis falhas nos serviços públicos de saúde em Corumbá, após a constatação de um número elevado de óbitos de recém-nascidos na Santa Casa de Misericórdia da cidade. A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca instaurou o Inquérito Civil nº 06.2024.00000250-00 para apurar os fatos e determinar responsabilidades.

Segundo o MPMS, a investigação se concentra nos óbitos ocorridos entre 1º de janeiro e 18 de março de 2024. A Promotoria solicita à Secretaria Municipal de Saúde a lista completa de todos os óbitos de recém-nascidos no período, bem como informações sobre as causas dos falecimentos.

Além do Inquérito Civil que apura os óbitos de recém-nascidos, o MPMS também investiga a destinação dos recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia da Prata (FONPLATA) à saúde do Município de Corumbá. O Prefeito de Corumbá foi solicitado a informar o montante repassado pelo FONPLATA aos serviços de saúde do Município.

Objetivo das Investigações

O objetivo das investigações do MPMS é apurar se os óbitos de recém-nascidos poderiam ter sido evitados caso os serviços públicos de saúde fossem adequados e se os recursos anunciados pelo contrato de empréstimo junto ao FONPLATA foram recebidos e aplicados corretamente.

Cobrança de parlamentares

O grande número de mortes e reclamações da população corumbaense, chamou a atenção de parlamentares que cobram dos órgãos competentes providências no sentido de obrigar o gestor municipal a fornecer condições dignas de saúde para população.

Recentemente, o Deputado Federal Geraldo Resende, acionou o Ministério Público Federal para apurar o alto índice de mortes na maternidade de Corumbá.

Em sua intervenção, o Deputado Resende sublinhou a necessidade urgente de garantir que todas as gestantes e recém-nascidos recebam os cuidados adequados durante o parto e o pós-parto, conforme preconizado pelo programa “Bem Nascer”. Geraldo Resende frisou a importância de o Prefeito Marcelo Iunes prestar esclarecimentos sobre as falhas na gestão da saúde municipal que culminam em mortes que poderiam ser evitadas.

“É inaceitável que mães e bebês continuem perdendo suas vidas devido à falta de estrutura e cuidados adequados na saúde pública de Corumbá. Como criador do programa ‘Bem Nascer’, batalho incessantemente pela redução da mortalidade materna e infantil, e não posso tolerar a perpetuação dessas tragédias. É fundamental que o Prefeito Marcelo Iunes se responsabilize perante a população e tome medidas urgentes para evitar mais perdas”, enfatizou o Deputado Resende.

Em Corumbá, a vereadora Raquel Bryk, também acionou o Ministério Púbico no sentido de que fosse aberto um procedimento para apurar as denúncias de negligências que há anos são realizadas na unidade de saúde.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular