Deputado aciona Ministério Público sobre mortalidade materna e infantil em Corumbá

Você está visualizando atualmente Deputado aciona Ministério Público sobre mortalidade materna e infantil em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:11 de março de 2024

Em resposta aos tristes episódios que assolam gestantes e crianças recém-nascidas em Corumbá, o Deputado Federal Geraldo Resende, tomou medidas para cobrar respostas e ainda a efetiva fiscalização de órgãos competentes em relação às mortes que ocorrem recorrentemente na cidade.

Após ser informado sobre os casos de mortes envolvendo mães e bebês na cidade, o Deputado Resende apresentou uma petição ao Ministério Público Estadual para exigir esclarecimentos sobre a situação da saúde pública local.

Em sua intervenção, o Deputado Resende sublinhou a necessidade urgente de garantir que todas as gestantes e recém-nascidos recebam os cuidados adequados durante o parto e o pós-parto, conforme preconizado pelo programa “Bem Nascer”. Geraldo Resende frisou a importância de o Prefeito Marcelo Iunes prestar esclarecimentos sobre as falhas na gestão da saúde municipal que culminam em mortes que poderiam ser evitadas.

“É inaceitável que mães e bebês continuem perdendo suas vidas devido à falta de estrutura e cuidados adequados na saúde pública de Corumbá. Como criador do programa ‘Bem Nascer’, batalho incessantemente pela redução da mortalidade materna e infantil, e não posso tolerar a perpetuação dessas tragédias. É fundamental que o Prefeito Marcelo Iunes se responsabilize perante a população e tome medidas urgentes para evitar mais perdas”, enfatizou o Deputado Resende.

geraldo resende
Deputado cobra respostas e medidas para evitar novas mortes de gestantes e bebês em Corumbá

Com essa iniciativa, o Deputado Federal Geraldo Resende reafirma seu compromisso em defender os direitos fundamentais à vida e à saúde de todos os cidadãos, especialmente das gestantes e dos recém-nascidos. Ele aguarda que o Ministério Público conduza uma investigação minuciosa sobre as circunstâncias que levaram às mortes na saúde pública de Corumbá.

cobranca mpms

Sem UTI Neonatal

O município, apesar de ser o quarto maior do estado e possuir a terceira maior arrecadação, não conta, até hoje, com uma UTI Neonatal para atendimento na maternidade.

Mesmo distante quase 500 quilômetros da capital e possuindo um único hospital público para atendimento da população de Corumbá, Ladário e cidadãos bolivianos que vivem na faixa de fronteira, o município sequer estima a instalação de uma unidade.

Quando uma criança recém-nascida, necessita de atendimento médico especializado com suporte a vida, o caso precisa ser encaminhado para outros municípios. Mas nem sempre dá tempo.

Nos últimos anos, não são poucos os casos de bebê e até gestantes, que vem a óbito devido a condições precárias de atendimento e falta de médicos especializados no atendimento médico.

A única medida paliativa implementada ao atendimento de gestantes, a atual gestão municipal do prefeito Marcelo Iunes, que está a frente do executivo corumbaense por quase oito anos, não conseguiu concluir.

A reforma do Centro Obstétrico da Maternidade, instalada junto a Santa Casa, vive um eterno dilema com as obras. O fato é que a empresa contratada não executou o serviço e a nova licitação parece sem fim e não traz expectativas de soluções a curto prazo para o problema.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular