Corumbá (MS)– Nesta segunda-feira (4), a vereadora Raquel Bryk protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Corumbá, buscando informações sobre o acompanhamento pré-natal nas unidades de saúde da cidade.
A iniciativa foi motivada pela alta incidência de partos prematuros, tema abordado na audiência pública realizada na semana anterior pelo médico pediatra Gladstone Siqueira.
O requerimento questiona se os exames essenciais para o pré-natal, como a Transluscência Nucal (TN), ultrassonografia morfológica e coleta de urina, estão disponíveis para todas as gestantes em acompanhamento pela rede pública municipal. Caso a resposta seja positiva, a vereadora solicitou a relação da produção mensal desses exames em 2022 e 2023.
Acompanhamento e busca ativa
Raquel Bryk também busca informações sobre o acompanhamento e a busca ativa das gestantes que faltam às consultas. O objetivo é verificar se as equipes da Saúde da Família estão realizando esse trabalho e quais medidas são tomadas em caso de ausências comprovadas.
Unidades de saúde
Por fim, a vereadora questiona quais unidades de saúde contam com equipes completas de atendimento pré-natal, incluindo os nomes dos responsáveis, dos médicos e a escala de atendimento de cada centro de saúde.