Exército intercepta mais de 50 kg de drogas em operação na fronteira com a Bolívia

Você está visualizando atualmente Exército intercepta mais de 50 kg de drogas em operação na fronteira com a Bolívia
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de março de 2024

Corumbá–MS – Na tarde de domingo, 03 de março, militares do Exército Brasileiro por meio das tropas da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal interceptaram um carregamento de mais de 50 kg de entorpecentes em um bloqueio realizado na saída de Corumbá. Um veículo com placa boliviana, modelo Toyota Land Cruiser Prado, foi abordado no Posto Fiscal Lampião Aceso.

De acordo com informações, o veículo, com cinco ocupantes, havia saído da Bolívia e se dirigia para Campo Grande–MS, conforme indicação do GPS.

Durante a fiscalização minuciosa no carro e na bagagem, os militares localizaram três mochilas suspeitas no porta-malas. Durante a revista, foi verificado que as mochilas continham 50 tabletes de substância análoga à pasta base de cocaína, com peso total de 51,5 kg, e ainda 321 cápsulas de substância análoga a cloridrato de cocaína, pesando 3,06 kg.

O condutor, de 35 anos, uma passageira de 41 anos, e os demais ocupantes — três homens com idades entre 18 e 36 anos — todos de nacionalidade boliviana, foram levados à Delegacia de Polícia Federal de Corumbá, juntamente com a droga apreendida, para as medidas cabíveis.

apreensao Exército
Exército apreendeu mais de 50 quilos de pasta base e 3 kg de cocaína

Ação integrada

A operação faz parte da Operação Ágata Fronteira Oeste II, uma iniciativa conjunta das Forças Armadas e demais órgãos de segurança pública para combater o crime organizado na região de fronteira.

Desde o início da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em novembro de 2023, o Exército por meio da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal já causou um prejuízo de aproximadamente R$ 15 milhões ao crime organizado, somente na região de Corumbá.

Somadas, as ações das demais brigadas e forças de segurança, já apreenderam cerca de 16 toneladas de maconha, uma tonelada de pasta base de cocaína e 600 quilogramas de cocaína, além de outros ilícitos. O valor total estimado do prejuízo ao crime organizado é de mais de 158 milhões de reais, segundo informações divulgadas pelo Comando Operacional Oeste.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular