Bombeiros encerram operação na Serra do Amolar após chuva apagar incêndio

Você está visualizando atualmente Bombeiros encerram operação na Serra do Amolar após chuva apagar incêndio
  • Autor do post:
  • Post publicado:11 de fevereiro de 2024

A Serra do Amolar, no Pantanal, não tem mais focos de incêndio florestal. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar, que está retraindo a guarnição de cinco militares que atuava na região desde o final de janeiro. A chuva que caiu durante a noite de sexta-feira (9) e ao longo deste sábado (10) apagou o último foco que ainda persistia no local.

Segundo informações das equipes que ainda se concentravam na Serra do Amolar, o tempo está nublado e sem sinais de fumaça ou fogo na área. A desmobilização dos bombeiros acontece após mais de 10 dias de operação intensa para combater as chamas que ameaçavam a biodiversidade do Pantanal.

O pico do incêndio foi no último fim de semana, quando o Corpo de Bombeiros Militar usou duas aeronaves (um avião Air Trator para lançar água e um avião Baron para transportar pessoal) e um helicóptero para apoiar as ações de solo. Na terça-feira (6), as aeronaves voltaram para Campo Grande, pois só havia pontos isolados de fumaça na região.

Desde então, os cinco bombeiros militares que permaneceram na Serra do Amolar fizeram o trabalho de monitoramento e rescaldo dos pontos de fumaça, usando drone e embarcação para acessar os locais mais difíceis. Eles também contaram com o apoio de imagens de satélites para vigiar eventuais focos de incêndio.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular