Artesãos de Ladário buscam valorizar a cultura pantaneira com apoio do Sebrae

Você está visualizando atualmente Artesãos de Ladário buscam valorizar a cultura pantaneira com apoio do Sebrae
  • Autor do post:
  • Post publicado:30 de janeiro de 2024

O artesanato é uma forma de expressar a cultura e a identidade de uma cidade. Em Ladário, no Pantanal, os artesãos aproveitam as oportunidades da economia criativa para mostrar a diversidade da região e conquistar mais espaço no mercado. Com o apoio do programa “Cidade Empreendedora”, do Sebrae/MS e da Prefeitura Municipal, eles melhoram as técnicas de trabalho e participado de capacitações para aumentar a renda.

O grupo de 20 artesãos produz peças variadas, como cerâmicas, crochês e pinturas, que retratam a fauna, a flora e o cotidiano pantaneiro. Eles também estão criando um catálogo para divulgar os produtos e atrair mais clientes. O objetivo é valorizar o que é local e fortalecer o grupo.

Artesãos de Ladário

Para isso, o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal, por meio das Fundações de Turismo e Cultura, realizaram uma escuta pública no Centro Sebrae Pantanal, para entender as necessidades dos artesãos e auxiliar no desenvolvimento do setor. A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado para Ladário, por meio do programa Cidade Empreendedora.

A analista-técnica do Sebrae/MS Larissa Moraes explica que alguns pontos já estão sendo trabalhados com os artesãos de Ladário, para garantir a qualidade e a competitividade dos produtos no mercado regional e nacional. 

Cidade empreendedoraArtesãos de Ladário

“Fizemos uma escuta ativa para entender as dores e identificar onde atuar. Foram feitas ações para direcionar os produtos a atender uma valorização do que é local, no caso o Pantanal. Reforçamos a formalização para que eles usufruam dos benefícios e fiquem cada vez mais profissionalizados”, afirma.

O presidente da Fundação Municipal de Turismo de Ladário, Alexandre Orichuela, destaca que as atividades com os empreendedores têm gerado resultados positivos, como a participação dos artesãos na RuralTur, a maior feira rural de turismo do Brasil, realizada pelo Sebrae em dezembro.

Artesãos de Ladário

“O fortalecimento do artesanato local é importante para gerar renda, criar produtos de Ladário e contribuir para o turismo na cidade. Temos bons profissionais, boas produções e estamos passando por uma etapa de aprimoramento. O Cidade Empreendedora está conseguindo organizar o grupo de empreendedores e orientá-los para que possam evoluir”, comemora.

Um dos artesãos que busca inovar é Wesley Barga Pessoa, que há mais de 30 anos trabalha com a economia criativa. Ele tem produtos na plataforma de marketplace MadeinPantanal, e incentiva a filha a seguir no mesmo caminho, com peças em argila inspiradas no Pantanal.

“Desde criança aprendi a fazer artesanato em argila. Seis meses atrás passei a receber apoio do Sebrae e da Fundação de Turismo de Ladário e noto que venho melhorando. Houve uma alavancagem dos meus produtos no mercado. Hoje ainda trabalho na área técnica de segurança eletrônica, mas já vivo a expectativa de no futuro viver 100% do artesanato. É isso o que eu amo fazer”, revela.

Artesãos de Ladário

Já Leonor Rosa Barbosa Pereira vem aprimorando sua técnica no artesanato e diversificando os produtos que produz desde a adolescência. Hoje, além de servidora pública municipal, ela trabalha como artesã para somar na renda familiar, e optou pela economia criativa para garantir mais espaço no mercado. 

“Iniciei com venda de customização de roupas e pintura. Fui pioneira na Casa do Massabarro, em Corumbá, e acompanhava minha tia, Ida Mônaco. De forma geral, o artesanato sempre foi vendável, mas percebo uma valorização de uns tempos para cá, valorizando produtos manuais, sustentáveis e com qualidade de acabamento. Isso tudo faz a gente querer se aprimorar mais e a produzir com qualidade para garantir a venda. Ainda quero voltar a ensinar técnicas para as pessoas se desenvolverem e trabalharem a criatividade”, finaliza Leonor.

Para obter mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, ligue para 0800 570 0800 ou acesse: cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular