Sem UTI neonatal, bebê luta pela vida na Santa Casa de Corumbá à espera de transferência

Você está visualizando atualmente Sem UTI neonatal, bebê luta pela vida na Santa Casa de Corumbá à espera de transferência
Bebê está internado na Santa Casa de Corumbá, onde não há UTI neonatal (Foto: arquivo pessoal)

Desde que nasceu prematuramente na última terça-feira, (16), na Santa Casa de Corumbá, um bebê que teve apenas 26 semanas de gestação, vem lutando pela vida. Ele espera por uma transferência para uma unidade de saúde que tenha UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal, pois a Santa Casa da maior quarta maior cidade do Estado, não dispõe desse serviço.

O bebê, que pesou apenas 750 gramas ao nascer, já sofreu uma parada cardiorrespiratória, mas foi reanimado pela equipe médica. Ele está internado há três dias e precisa de cuidados especiais para sobreviver.

O pai do bebê, Edmaio Rodrigues, conta que o filho está lutando pela vida com muita força.

“Os médicos se admiram com ele. Está lutando com unhas e dentes pela vida. Se meu filho está assim onde não tem UTI, imagina como estará quando for transferido para outro lugar?”, diz ele.     

A situação do prematuro é delicada e requer urgência.

Impasse

O pai também afirmou que soube, por meio da equipe do hospital, que o transporte até a UTI de outro município não poderia ser custeado pela Prefeitura de Corumbá “porque não havia dinheiro”.

prematuro
Bebê nasceu prematuro e espera há três dias a transferência (Foto: arquivo pessoal)

A urgência do caso demanda que o deslocamento seja feito em veículo com suporte avançado, pelo ar, segundo Edmaio.

A mãe, a autônoma Edilaine Alves, e o pai, que está desempregado, moram no município vizinho, Ladário. Eles se deslocaram até a Santa Casa de Corumbá para o parto porque não há maternidade na cidade onde vivem.

Sobre a suposta falta de recursos para o transporte e a demora para providenciá-lo, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Corumbá informou que fez “repasse financeiro para o hospital destinado à realização de transporte em UTI aérea” e que “cabe à Santa Casa avaliar, dentro do que determina a legislação, a forma de utilização desse valor”.

A reportagem questionou a instituição se ainda há valores disponíveis para o transporte aéreo de pacientes, se eles são suficientes para atender toda a demanda e como eles podem ser usados. Não houve resposta até a publicação desta matéria.

Expectativa

Nesta sexta-feira (19), os pais foram informados que a Secretaria de Saúde de Ladário confirmou que irá custear o transporte aéreo. Resta saber quando isso vai acontecer.

Inicialmente, a expectativa é que o bebê fosse encaminhado para instituição de Três Lagoas, onde conseguiu vaga. No entanto, a última informação recebida por Edmaio é que ele será encaminhado para hospital de Campo Grande.

“Ainda não falaram horário nem como vai ser, mas acreditamos que já deu certo”, disse o pai.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Ladário, esclareceu sobre o impasse e a demora para a transferência ser conseguida.

“A Santa Casa de Corumbá consegue realizar o transporte aéreo somente para Campo Grande, por questões de contrato. Ocorre que, inicialmente, não havia vaga na Capital, sendo que a Secretaria de Saúde de Ladário havia conseguido a vaga para atendimento da criança apenas em Três Lagoas, no entanto, o transporte aéreo até lá não era custeado pela Prefeitura de Corumbá. Ladário disponibilizaria o transporte terrestre, que não se aplica ao caso por conta da urgência”, explicou.

Sobre a previsão para o transporte ser feito, a nota conclui. “A criança aguarda preparação da equipe responsável para fazerem o transporte aéreo para a Maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande, no início da tarde de hoje, por meio da contratualização da Santa Casa de Corumbá“.

Não tem UTI

Corumbá, distante a 428 quilômetros de Campo Grande, é um dos municípios mais importantes economicamente para Mato Grosso do Sul, mas não tem UTI neonatal na rede pública. Essa é uma demanda antiga dos moradores. Quando algum bebê necessita dessa assistência, precisa receber em outra cidade.

santa casa2
Apesar de ser a quarta maior cidade e terceira maior arrecadação do Estado, Corumbá não conta com um leito sequer para UTI Neonatal

Sem previsão

Ainda conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura de Corumbá, não há previsão para o início da construção de uma unidade.

“O que existe hoje é a reforma do Centro Obstétrico da Maternidade [da Santa Casa de Corumbá], que voltou para processo licitatório após desajuste com a empresa que tocava a obra”, informou em nota.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular