Polícia investiga sumiço de onça após coleira ser encontrada em rodovia

Você está visualizando atualmente Polícia investiga sumiço de onça após coleira ser encontrada em rodovia
Na imagem da esquerda, a coleira de monitoramento cortada e na foto da direira, membros do Instituto Onça Pintada durante trabalho com onça (Fotos: Reprodução)

A Polícia Civil está investigando o caso de uma onça-pintada que pode ter sido abatida. Denúncia foi registrada por pesquisadores do Instituto Onça Pintada e Reprocon, que encontraram a coleira de monitoramento do animal cortada e jogada em um saco na região conhecida como Morro do Azeite, próximo à ponte na BR-262, em Miranda, município que fica a 208 km da Capital.

Ao Campo Grande News, o pesquisador da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) e médico veterinário do instituto Reprocon, Gediedson Ribeiro de Araújo, de 42 anos, contou que os pesquisadores receberam uma notificação de “mortalidade da coleira” e quando chegaram no local indicado pelo GPS, acharam o equipamento danificado.

O médico contou que através do mapeamento do monitoramento, dava para saber que o felino estava andando por fazendas da região. Os pesquisadores suspeitam que a causa da morte está ligada ao conflito com a pecuária, caso a onça estivesse caçando o gado.

Essa é a quarta onça morta desde que o monitoramento começou. Em 2021, duas onças foram envenenadas, uma onça fêmea morreu por conta de idade e agora, em 2024, essa onça macho desapareceu.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Miranda como dano e está sendo investigado.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular