Governo vai lancar aplicativo para bloqueio de celulares roubados

Você está visualizando atualmente Governo vai lancar aplicativo para bloqueio de celulares roubados
  • Autor do post:
  • Post publicado:18 de dezembro de 2023

O aplicativo “Celular Seguro”, anunciado pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappeli, estará disponível nas lojas virtuais em celulares e computadores a partir desta terça-feira (19). A iniciativa visa, quase imediatamente, inutilizar celulares furtados ou roubados.

A plataforma permitirá que o usuário cadastre seu celular e, em caso de furto ou roubo, a linha telefônica seja bloqueada imediatamente por meio de outro aparelho celular ou computador previamente cadastrados.

A iniciativa se deu por meio de uma parceria com a Anatel, Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e ABR Telecom, empresa responsável por receber informações dos usuários para bloqueio da linha em até um dia útil após a denúncia.

Bancos como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Inter, Sicredi e Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) também são parceiros.

Um dos objetivos da plataforma é diminuir os índices de roubo no estado de São Paulo, além de agilizar os processos quando o aparelho é furtado. Contudo, o “Celular Seguro” não substitui a comunicação dos usuários com autoridades policiais, operadores de telefonia e instituições financeiras.

Ricardo Cappeli comemorou o lançamento em suas redes sociais: “Vamos lançar uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil… Ninguém aguenta após ter o celular roubado ou furtado ficar na central de atendimento tentando fazer o registro. ” 

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular