Moinho In Concert acontece neste sábado (2), com participação de flautista internacional

Você está visualizando atualmente Moinho In Concert acontece neste sábado (2), com participação de flautista internacional
  • Autor do post:
  • Post publicado:30 de novembro de 2023

É neste sábado (2) que a Praça Generoso Ponce recebe o espetáculo de encerramento das atividades do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano em 2023: o Moinho In Concert. “A menina passarinha”, inspirada na obra de Diane Valdez, homenageia a cantora sul-mato-grossense Tetê Espíndola. O espetáculo terá a participação especial da flautista internacional Celina Charlier. O espetáculo começa às 20h.

Celina, que já se apresentou com a OCAMP (Orquestra de Câmara do Pantanal) e participou do FEMUP (Festival de Música de Câmara do Pantanal), volta ao Pantanal, agora, para participar do espetáculo em formato de aula pública.

Mestre e PhD em flauta pela New York University, Celina está radicada há 20 anos em Nova Iorque e mantém intensa carreira internacional como flautista. Para ela, um dos grandes diferenciais deste espetáculo é a criança como protagonista e o investimento cultural na infância.

Publicidade

99 Moinho In Concert

“O maior número de músicos e bailarinos em palco é de criança e adolescente. Investir neles é semear um futuro melhor, com arte, humanidade e responsabilidade. O outro destaque é homenagear a Tetê, ícone musical que dá voz aos passarinhos do Pantanal. E como flauta também é passarinho… aqui estou eu!”, adianta a flautista.

Moinho In Concert
Flautista Celina Charlier, Tetê Espíndola e Márcia Rolon / Foto: Divulgação

Outro convidado especial deste ano é o multiartista sul-mato-grossense, Arce Correia. Formado em teatro pela USP e atuando há mais de 25 anos nas artes cênicas, Correia será o responsável pela narrativa dramatúrgica do Moinho In Concert, pelo segundo ano consecutivo.

“Fiquei feliz com o convite e a possibilidade de participar do projeto Guadakan em 2023, onde pude contribuir para um trabalho que dá voz a um assunto de grande importância para o mundo que é o equilíbrio do nosso ecossistema. Ficou um lindo e potente projeto de enorme importância. Espero que, neste ano, ‘A menina passarinha’ alce voo alto e amplo, pois o trabalho foi feito com muito empenho por toda a equipe e isso será visto na sua execução”, garante o ator.

O espetáculo reúne, além das crianças e adolescentes atendidas pelo Moinho Cultural, a OCAMP e também a Cia de Dança do Pantanal. Ao todo, são cerca de 500 pessoas envolvidas. Somente com a orquestra são 100 integrantes. ‘A menina passarinha’ conta com patrocínio do governo do Estado e apoio cultural do SESC, Sicredi e da SIM Digital.

Sobre o Moinho Cultural

Fundado em 2004, o Moinho Cultural é uma organização da sociedade civil que atua nos territórios fronteiriços do Brasil para a transformação positiva da realidade local, dando voz e vez às crianças, adolescentes e jovens, por meio de acesso a bens culturais, conhecimento tecnológico, noções de empreendedorismo e cidadania plena. Desde o início das atividades, mais de 23 mil crianças e adolescentes já foram atendidos pela instituição.

O Moinho Cultural, que nasceu em Corumbá, no coração do Pantanal sul-mato-grossense, também atua na formação de intérpretes criadores. Do trabalho desenvolvido na instituição, nasceu a Cia de Dança do Pantanal e a OCAMP (Orquestra de Câmara do Pantanal), que disseminam a arte pantaneira pelo Brasil e também no exterior.

Atualmente, o Moinho Cultural conta com o patrocínio máster via Lei de Incentivo Cultural do Instituto Cultural Vale, bem como, patrocínio da Bellalluna Participações LTDA, Energisa, BRINKS, BTG Pactual, CaraÍ Empreendimentos LTDA, HINOVE, Rodobens, o Apoio Cultural do Instituto FAR, o fomento do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, além da parceria com a J.Macêdo e Fecomércio MS-SESC.

São parceiros institucionais a Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeitura de Puerto Quijarro, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS, Acaia Pantanal e outros doadores pessoa física e jurídica.

Moinho In Concert

Moinho In Concert – “A menina passarinha”

Quando: 2 de dezembro, às 20h

Local: Praça Generoso Ponce, em Corumbá

Entrada: Gratuita